Cultura

Escritor Bráulio Tavares vai debater literatura fantástica na Flip

Ele faz participação no dia 30 de junho no Centro Cultural Sesc Paraty, no RJ.



O escritor paraibano e ex-colunista do JORNAL DA PARAÍBA, Bráulio Tavares, está confirmado na programação da Feira Literária de Paraty (Flip) 2016. Ele divide a mesa com André Vianco no debate sobre as origens e perspectivas para a Literatura Fantástica no Brasil. Os autores, consagrados no gênero, participam do Café Literário Fantasias à Brasileira, que será mediado pelo jornalista Rodrigo Casarin, no dia 30 de junho, às 11 horas no Centro Cultural Sesc Paraty.

A Literatura Fantástica é conhecida pela narrativa elaborada pelo imaginário, por uma dimensão supostamente inexistente na realidade convencional, reunindo mitologia e filosofia. O gênero é comumente dividido em: Ficção Científica, que em geral narra sobre o impacto da ciência na sociedade literária criada; Terror, que se utiliza dos elementos próprios da literatura fantástica para criar o sentimento de medo; e a categoria Fantasia, que faz forte uso de magia e elementos sobrenaturais em sua narrativa.
 
Braulio Tavares é escritor, poeta, tradutor e compositor. Nasceu em Campina Grande (PB) em 1950 e mora no Rio de Janeiro desde 1982. É pesquisador de literatura fantástica e de ficção científica, e organizou várias antologias do gênero para a editora Casa da Palavra (Rio de Janeiro). Também estuda a literatura de cordel e publicou várias obras nessa área pela Editora 34 (São Paulo). Também mantém o blog Mundo Fantasmo.