Cultura

Programação do São João de Cabedelo é divulgada; confira atrações

Festa ocorre nos dias 23, 24, 28 e 29 de junho na Praça Central da cidade.



Divulgação
Divulgação
Banda Forró Bakana é uma das principais atrações do São João de Cabedelo, na Grande JP

A programação do São João de Cabedelo, na Grande João Pessoa, foi divulgada nesta terça-feira (21). A festa, que ocorre nos dias 23, 24, 28 e 29 de junho, terá uma estrutura menor que nos outros anos na Praça Central da cidade. As principais atrações vão ficar por conta da banda cabedelense Leko e Banda D'Baile, Louro Santos, Forró Bakana e Osmídio Neto, além de apresentações de quadrilhas e forró pé de serra. A informação é da prefeitura do município.

Os quatro dias de festa vão ter apresentações culturais, trios pé de serra e as quadrilhas juninas Macambira, Junina Viana e convidados. Também vai fazer parte da programação o Concurso de Rainha do Milho. A Secult também preparou uma programação no bairro do Renascer, com show de Louro Santos, no dia 24.

A abertura do São João de Cabedelo vai ficar por conta do cabedelense Leko e Banda D'Baile, no dia 23, além das apresentações à Rainha do Milho da festa. No dia 24, Louro Santos se apresenta no palco montado na Praça Getúlio Vargas. A partir do dia 25, começa o intervalo da festa, que se estende até o dia 27. Nesse período, a Prefeitura de Cabedelo preparou uma programação surpresa que terá inicio, nos três dias, a partir das 18h.

A festa continua no dia 28 com show da banda Forró Bakana e se encerra no dia 29 com o resultado do concurso da Rainha do Milho, e shows de Mô Lima e Osmídio Neto, ex-vocalista da banda Forró Saudade.

Como programação constante, vão passar pela praça trios de forró pé-de-serra e as quadrilhas Junina Viana, Macambira e convidadas. As atrações começam sempre às 19h.

Resgate às tradições
O resgate à cultura e à tradição local é temática da decoração especial para os festejos juninos de Cabedelo. A ornamentação, assinada por oficineiras locais e coordenadas pela artesã Diana Oliveira, já está sendo montada e vai trazer um colorido especial e nordestino ao São João da cidade.

“Este ano, nós trouxemos o arrasta-pé para a praça. Será uma festa ainda mais família, com todo conforto e segurança para os cabedelenses festejarem essa época tão aguardada. Reduzimos custos mas não economizamos no colorido e na organização da festa, que vai contar com diversas atrações, grupos culturais e quadrilhas, em um resgate genuíno da tradição junina no Nordeste”, destaca a coordenadora do São João, Jacqueline Monteiro.

A decoração dos festejos juninos vai ser composta por barracas temáticas para a venda de comidas típicas, cidade cenográfica matuta com bodega, igreja e vila de casas, além da decoração dos postes e árvores com balões, luminárias e bandeirolas, tudo remontando a tradição que a festa junina inspira.