Cultura

Paulinho da Viola volta a João Pessoa com turnê de 50 anos de carreira

Informações sobre bilheteria e local serão divulgadas nas próximas semanas.



“Eu canto samba por que só assim vivo contente.” Dos seus cinquenta anos de palco e de música, o samba e o choro sempre estiveram presentes como um companheiro fiel. Paulinho da Viola retorna a João Pessoa no dia 20 de agosto, agora para apresentar o seu show que celebra essas cinco décadas de pura arte. Informações sobre bilheteria, local e hora serão divulgadas nas próximas semanas.

A última passagem do cantor e compositor pela capital paraibana foi em 2011. Agora, ele retorna trazendo no setlist os sucessos que marcam os seus cinquenta anos de carreira.

Experimentar a música de Paulinho da Viola é encontrar um elo que alguns julgavam perdido. Fruto de encontros e fusões, sua obra origina-se a partir de um evento incomum: a interação de dois fenômenos culturais vistos como antagônicos. A estética e sofisticação da classe média da zona sul do Rio de Janeiro dos anos 50 e 60 encontram-se com a vibração dos subúrbios cariocas, resultando numa nova forma que atravessa o tempo sem alterar sua essência e abraçando a modernidade.

Sua obra nos envolve de imediato com a habilidade de fazer desaparecer a preocupação cronológica dos acontecimentos. Nela, não há início, meio e fim. Há uma essência definida pelo encontro de sons que se casam harmoniosamente criando forma e conteúdo únicos.

Paulinho compõe nas formas de sambas, choros e experimentações. O samba é a forma principal, maternal do artista. O choro é a forma herdada do pai, um sofisticado estilo instrumental, quase erudito. A experimentação surgiu para atender ao desejo de dar vazão a um sentimento de busca por novas formas, traço comum do artista.