Cultura

Estacine exibe 'Taxi Driver' e 'O Auto da Compadecida' no fim de semana

Exibições acontecem no sábado (18) e domingo (19), às 16h. 



Neste sábado, o projeto Estacine exibe dentro da Mostra Scorses o filme 'Taxi Driver'. O evento ocorre a partir das 16h, sempre no miniauditório 3 da Estação das Artes, prédio ao lado da Estação Cabo Branco, no Altiplano. A entrada é gratuita e as exibições dos filmes obedecem a classificação indicativa de idade permitida.

A história do filme é contatada tendo como cenário a cidade de Nova York, em que um de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um solitário no meio da grande metrópole que ele vagueia noite adentro. Assim começa a trabalhar como motorista de taxi no turno da noite e nele vai crescendo um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. 

Já para comemorar o Dia Nacional do Cinema Brasileiro neste domingo (19), o projeto exibe o filme 'O Auto da Compadecida', dentro da Mostra Cinema Brasileiro. 

O longa conta a história de aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Nachtergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba.

A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). O filme é uma adaptação para o cinema da obra literária que leva o mesmo nome, de autoria do escritor paraibano Ariano Suassuna, que se fosse vivo, iria completar 89 anos no dia 16 de junho.