Cultura

Sinfônica de João Pessoa abre novo rol de apresentações

Apresentação homenageia obra do compositor Alberto Nepomuceno.



Depois de uma série de concertos dedicados ao pernambucano Clóvis Pereira, a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) dá início, neste sábado (18), a um novo rol de apresentações, desta vez para celebrar a obra de Alberto Nepomuceno.

A apresentação – o 4º Concerto Oficial da OSMJP em 2016 – terá lugar no Auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, localizado na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Jaguaribe. A apresentação começa às 18h.

Sob a regência do maestro Gustavo Ginés de Paco, a Sinfônica Municipal abre o concerto com a 'Serenata para Cordas', de Nepomuceno. Cearense, o compositor é considerado o pai do Nacionalismo na música erudita brasileira.

Em seguida, a OSMJP executa 'Concerto para Violoncelo n. 1, Op. 107 em Mi B Maior', de Shostakovich - é quando entra no palco o solista convidado da noite, o violoncelista pessoense Caio Diniz, hoje atuando em orquestras norte-americanas.

A apresentação termina ao som da 'Sinfonia nº 2, Op. 36 em Ré Maior', a segunda sinfonia que Beethoven compôs em sua carreira, entre os anos de 1801 e 1802.