Cultura

Programação terá forró e festival de quadrilhas no Parque do Povo

Festividade tarerá forrozeiros nas ilhas de forró e na Pirâmide com apresentação de quadrilhas. Evento será aberto com show de Diogo Cirne.



O Maior São João do Mundo entra no sétimo dia de festa com a apresentação do cantor Diogo Cirne, a partir das 20h. Em seguida, sobem ao palco principal Inaudete Amorim, Banda Palov e a Banda Karkará. Já para quem quer arrastar o pé ao som do forró de raiz, a programação paralela tem seus tradicionais trios se apresentando a partir das 20h, na parte inferior do Parque do Povo.

No Palco Zé Lagoa se apresenta Atônio Dean, Rogeirinho do Acordeon e Forró Campina. Na Palhoça Zé Bezerra os trios: Forró Show, Puxando o Fole e a Banda Forró Society. Na Palhoça Zeu Vavá quem puxa o arrasta pé é o Trio Danadinhos do Forró e o Trio Xaxado. 

À noite, a programação na Pirâmide também conta com o décimo festival de quadrilhas – etapa Campina Grande, no Parque do Povo. Na ocasião se apresentam as quadrilhas Trilha Junina, Tradição da Serra, Junina Encantos, Todas de Ouro e Arraial em Paris.

‘Forró Bus’

A grande novidade deste ano é o ‘Forró Bus’, uma linha de ônibus temático, que irá circular entre os principais pontos turísticos da cidade, além de também realizar viagens até o distrito de Galante. O primeiro passeio acontece nesta sexta-feira (10), com programação durante todo o final de semana. As demais viagens irão acontecer das quartas-feiras até os domingos restantes do mês de junho. O city tour sairá da frente do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAAP), conhecido também como Museu dos Três Pandeiros, localizado às margens do Açude Velho.

O veículo conta com uma estrutura totalmente voltada à exploração turística da cidade, com espaço para 44 lugares no primeiro andar do veículo, e ainda mais 12 em sua parte inferior. O projeto pioneiro em Campina Grande vai oferecer dois tipos de passeios para os viajantes. O primeiro é o city tour local, que vai passar pelos locais mais importantes da cidade, com duração de cerca de duas horas.

Já a viagem com destino a Galante vai lervar cerca de três horas e meia, uma vez que o veículo passará por diversos pontos turísticos em Campina e rurais do distrito. Em todos os passeios o ‘Forró Bus’ contará com guias turísticos para prestar toda a assistência aos passageiros.

Para mais informações sobre a nova opção de lazer durante O Maior São João do Mundo, os interessados devem ligar para o telefone 3058-5022, adquirindo o passaporte na AutoCar Turismo, mesma empresa credenciada pela Prefeitura Municipal de Campina Grande para comercializar a Locomotiva do Forró.

Lendas em Cordel

Mula-sem-cabeça, Cumadi Fulozinha e Caipora também estão no Maior São João do Mundo. A partir da noite de hoje, 18h30, os forrozeiros também contarão com um trem fantasma adaptado ao universo da cultura popular. No lugar de monstros e fantasmas, as pessoas vão ter acesso a representações do folclore, tudo com rica cenografia inspirada no Cordel I – Porque a noiva botou o noivo na Justiça, obra da dramaturga potiguar Lourdes Ramalho. A atração - Lendas em Cordel SKY está instalada no Parque do Povo, em frente à igreja, perto da fogueira gigante.