Cultura

Lançado no Brasil livro que originou obra-prima de Alfred Hitchcock

'Vertigo' foi escrito por Pierre Boileu e Thomas Narcejac. 'Um Corpo que Cai', o filme, é clássico absoluto da filmografia do mestre do suspense.   



Divulgação
Divulgação
Cartaz do filme "Um Corpo que Cai (Vertigo)" foi concebido pelo artista Saul Bass

O livro que deu origem a “Um Corpo que Cai”, a obra-prima de Alfred Hitchcock, está sendo lançado no Brasil. “Vertigo”, de Pierre Boileu e Thomas Narcejac, chega às livrarias brasileiras através da Vestígio, editora pertencente ao grupo Autêntica, que está apostando na publicação de livros ligados a grandes obras do cinema.

Pierre Boileau e Thomas Narcejac são considerados especialistas na arte de conduzir a história até onde menos se espera. O instigante e sinistro “Vertigo” tem como cenário a Paris da Segunda Guerra Mundial, onde o detetive Flavières procura desvendar os mistérios de Madeleine, a bela e jovem esposa de Gévigne, seu cliente. A obra foi adaptada por Alec Coppel e Samuel A. Taylor e deu origem ao filme “Um Corpo que Cai”, considerado a obra-prima do mestre do suspense.

Boileau-Narcejac: sob essa alcunha ocultam-se dois escritores, Pierre Boileau (1906-1989) e Thomas Narcejac (1908-1998). Ambos aficionados por literatura policial e autores de romances de aventuras, eles se encontram e se associam em 1948. Inseparáveis desde então, seus papéis são, no entanto, claramente definidos: Boileau constrói a intriga; Narcejac redige, dá corpo e estabelece o texto definitivo.

Assim como a bomba de Hitchcock, que nunca deve explodir, para Boileau-Narcejac há uma regra de ouro: o protagonista nunca deve acordar de seu pesadelo. Sua primeira colaboração, “Celle qui n’était plus”, surgiu em 1952, e, reza a lenda, Alfred Hitchcock subiu pelas paredes para adquirir os direitos para filmá-la. Ele acabou superado pelo cineasta Henri-Georges Clouzot (“As Diabólicas”), mas moveu mundos e fundos para obter os direitos de “Vertigo” quando o livro, “D’entre les morts”, foi publicado, em 1954.

VERTIGO – UM CORPO QUE CAI  
Autores: Pierre Bouileau e Thomas Narcejac
Tradução: Fernando Scheibe
Preço: R$ 44,90
Páginas: 192
Formato: 14 x 21 cm
Acabamento: Capa dura
Coleção: Hitchcock
Editora: Vestígio
Grupo Autêntica