Cultura

Livro em homenagem à escritora paraibana Violeta Formiga é lançado

Publicação da artista plástica e escritora itabaianense Jandira Lucena terá lançamento nesta quarta (25) na UFPB, em João Pessoa. 



Será lançado nesta quarta-feira (25) o livro “Uma homenagem a Violeta Formiga e outros inscritos”, da artista plástica e escritora itabaianense Jandira Lucena. A obra será apresentada ao público a partir das 17h, no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. A entrada é gratuita.

Jandira Lucena presta uma homenagem a Violeta Formiga, personagem importante no universo literário e nas ações libertárias femininas nos anos 80 na capital. Como complemento, Jandira acrescenta poemas e crônicas que falam de sua terra natal, Itabaiana, e suas atividades culturais nos anos 70, como uma das fundadoras do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana.

O livro é uma publicação da Editora da UFPB, como parte da Coleção Humanidades do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da instituição. Na ocasião, o grupo de jazz Classic Band irá se apresentar.

Sobre Violeta Formiga
Violeta nasceu na cidade de Pombal, sertão da Paraíba, no dia 28 de maio de 1951.Transferiu-se para João Pessoa e ingressou na UFPB no curso de Psicologia. Na universidade, já revelava tendências para a poesia e começou a divulgar seus poemas nos jornais da capital e no jornal literário Correio das Artes. A poeta paraibana viveu apenas 31 anos e deixou apenas um livro – Contra Cena. Após a sua morte, os amigos reuniram poemas inéditos e publicaram “Sensações”, uma edição póstuma.