Cultura

Pesquisa mostra crescimento da audiência dos programas da TV Cabo Branco

Um dos destaques do levantamento foi o programa Paraíba Comunidade, que teve aumento de 41,3%.



Divulgação
Divulgação

A mais recente pesquisa do Kantar Ibope Media confirmou que o jornalismo sério e a programação de qualidade da TV Cabo Branco têm atraído cada vez mais telespectadores. Divulgados na última quarta-feira (11), os números revelaram que a afiliada Globo em João Pessoa não só manteve a liderança em todos os turnos, como aumentou a sua audiência, principalmente no horário dos programas locais. Os dados foram coletados de 1º a 7 de abril deste ano.

O excelente resultado da emissora é visto de domingo a domingo. No fim de semana, o destaque vai para o Paraíba Comunidade, que marcou 15,18 pontos. Um crescimento de 41,3% em relação à última pesquisa, feita em agosto do ano passado.

Segundo a apresentadora e editora-chefe do jornalístico, Carla Arantes, o resultado é fruto de um trabalho que envolve reportagens especiais aprofundadas e pautas com conteúdo. “Investimos no programa e a gente está conseguindo conquistar o público paraibano, trazendo sempre informações novas. Semanalmente, a gente tenta trabalhar com assuntos que estão repercutindo na sociedade e que são importantes para a comunidade”, falou.

Durante a semana, a liderança da TV Cabo Branco também é nítida. O levantamento do Kantar Ibope Media mostrou que, logo cedo, às 6h, os pessoenses preferem ser acordados com as principais notícias do estado no Bom Dia Paraíba. Prova disso é que programa cravou 11,91 pontos, um aumento de 24,8% se comparado com a pesquisa de 2015. No mesmo horário, a concorrência mais próxima marcou 9,08 pontos.

O telejornal matutino líder absoluto de audiência, ancorado por Patrícia Rocha (JP) e Waléria Assunção (CG), teve várias mudanças nos últimos anos, com o intuito de aprimorar a linha editorial. Mais leve e interativo, o programa tem uma conversa direta com o público. “É um jornal íntimo do telespectador. Tentamos estar mais próximos da realidade das pessoas e falar de uma forma que elas entendam e se identifiquem”, disse Patrícia, que também é editora-chefe do Bom Dia Paraíba.

E não para por aí. O crescimento da afiliada continua na hora do almoço. O JPB 1ª Edição, subiu 9,6%, chegando a 17,15 pontos de audiência. Exibido de segunda a sábado, ao meio-dia, o telejornal também passou por uma série de mudanças, sempre buscando resolver os problemas da comunidade. “As pessoas passaram a perceber que esse jornalismo faz parte da luta pelo bem comum. O telespectador entendeu que a gente está aqui lutando pela coletividade”, falou o âncora Bruno Sakaue.
Exibido logo depois, o Globo Esporte também alcançou bons números de audiência. O programa ficou com 16,44 pontos e apresentou um crescimento de 1%. Com isso, o esportivo apresentado por Kako Marques é o mais visto em João Pessoa, o concorrente aparece na pesquisa com 8,36 pontos. “O esporte tem ganhado espaço na nossa programação e o setor recebeu investimentos. Essa pesquisa mostra que o telespectador reconheceu isso e se agrada do nosso produto”, completou Kako.

Já à noite, a audiência da TV Cabo Branco só faz subir. O telejornal local, o JPB 2ª Edição, lidera absoluto com 42,67 pontos, um aumento de 28,4% em relação à última pesquisa. No mesmo horário, o policialesco da emissora B ficou com apenas 8,31 pontos. Com esse excelente resultado, o programa apresentado por Edilane Araújo ultrapassou até o Jornal Nacional, que aparece com 40,82 pontos.

Para a apresentadora, o sucesso de tantos anos não tem fórmula. “É mostrar as coisas com simplicidade e ter o poder da síntese, já que temos pouco tempo para resumir os fatos do dia. E assim o telespectador vai se identificando com o nosso trabalho”, destacou Edilane, que todos os dias entra na casa dos pessoenses com o seu tradicional boa-noite.