Cultura

Dadá Venceslau ministra curso de iniciação na arte da palhaçaria em JP

Interessados têm até o dia 31 deste mês para se inscrever. Aulas acontecem no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho.



Estão abertas as inscrições para o curso 'Vivência de Palhaço', que será ministrado na Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. Os interessados têm até o dia 31 deste mês para se inscrever. As aulas começam no dia 2 de junho e o investimento é de R$ 40 mensais.

Por se tratar de uma iniciação, o curso é aberto ao público em geral, por isso podem se inscrever jovens e adultos iniciados ou não na arte da palhaçaria. A idade mínima para se matricular é 14 anos. A duração é de três meses, com encerramento previsto para o mês de agosto.

O objetivo da vivência é desenvolver um experimento que utilize técnicas circenses, protagonizando o palhaço no picadeiro, na rua, nas praças, teatros e festas, através de exercícios corporais e vocais, jogos cênicos e caracterização da personagem. De forma lúdica, o grupo vai criando e improvisando à medida que mergulha no mundo do circo. Assim, os participantes se transformam em apreciadores dessa arte.

A cada etapa, os participantes observam uma demonstração de um palhaço, do aquecimento à caracterização como uma performance. Em seguida, cada um, individualmente ou em grupo, apresenta o que foi elaborado a partir daquela vivência e segue para uma avaliação onde todos podem expressar os seus sentimentos.

O professor do curso é o artista Dadá Venceslau. Ele também artista plástico, cenógrafo, figurinista e ator graduado em Educação Artística e especialista em Arte-Educação. Há 25 anos atua na Agitada Gang e no espetáculo “Como nasce um cabra da peste”, de Altimar Pimentel, sob a direção de Eliézer Rolim.