Cultura

Som Livre abre o baú e relança CDs que estavam fora de catálogo

Francis Hime, Geraldo Azevedo e Jorge Benjor estão entre os destaques. Também há Chico Buarque e Geraldo Vandré.  



Sílvio Osias
Sílvio Osias
Geraldo Azevedo, Francis Hime, Jorge Benjor, anos 1970: estreias dos artistas na Som Livre

A Som Livre está relançando discos do seu catálogo que estavam fora do mercado há anos e tinham se transformado em verdadeiras raridades. Os CDs foram remasterizados com sensível ganho da qualidade sonora.

O JORNAL DA PARAÍBA destaca alguns títulos relançados pela Som Livre:

PASSAREDO, Francis Hime – Segundo disco de carreira de Hime, primeiro lançado pela Som Livre. Traz o compositor ao lado de vários parceiros: Ruy Guerra, Olivia Hime, Vinícius de Moraes e, o mais famoso, Chico Buarque. Chico aparece como convidado, dividindo os vocais com Hime. “Passaredo” e “Trocando em Miúdos”, dos dois, são clássicos do nosso cancioneiro.

GERALDO AZEVEDO, Geraldo Azevedo – Disco de estreia do compositor pernambucano. Hábil melodista, competente violonista, Geraldo vinha de um trabalho com o conterrâneo Alceu Valença quando lançou o primeiro disco solo, que muita gente considera o melhor de sua trajetória. O ponto alto do repertório é a suíte “Correnteza”, pequena obra-prima que reúne três canções.

A BANDA DO ZÉ PRETINHO, Jorge Ben – Depois de lançar vários discos pela Philips, Jorge Ben (que ainda não era Benjor) assinou com a Som Livre, e a estreia foi com esse disco. De banda nova, tocando guitarra e não violão, Jorge Ben fez sambas irresistíveis sobre mulheres, futebol, religião. Na faixa que dá título ao disco, o tema é a alegria contagiante da sua própria música.

A série de relançamentos da Som Livre começou no ano passado com “Contrastes”, de Jards Macalé, e, entre outros, recolocou no mercado discos como “Chico Buarque na Itália”, que Chico gravou em 1969 durante o autoexílio em Roma, e “Ferro na Boneca”, primeiro trabalho dos Novos Baianos. Geraldo Vandré e Toquinho & Vinícius estão entre os artistas que entraram na lista dos relançamentos da gravadora. Outros títulos são esperados pelos colecionadores.