Cultura

Projeto da OAB que reúne Direito e cinema começa nesta segunda-feira

Primeiro filme exibido será 'O Mercador de Veneza', adaptação da peça de William Shakespeare.



Começa, nesta segunda-feira (18), o projeto 'CineOAB – Direito e Arte em Película' da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No evento, será exibido o filme 'O Mercador de Veneza', adaptação da peça de William Shakespeare.

A apresentação acontecerá no cinema da Fundação Casa de José Américo, localizada na praia do Cabo Branco, em João Pessoa, às 19h00. Após a exibição do longa-metragem, acontecerá palestra do professor Felipe Negreiros (UFPB), que abordará temas jurídicos relevantes apresentados na trama.

“O Mercador de Veneza, de William Shakespeare, ao lado do retrato das vinculações humanas e sociais da época, nos apresenta interessantes perspectivas sobre o direito civil (contrato, fiança, cláusula penal, inadimplemento contratual, garantia ao crédito), processo (o julgamento de Shylock e a execução da pena), teoria geral do direito (princípios gerais, validade da norma, formalismo), filosofia (a ideia e o fim da Justiça", avaliou o presidente da Comissão de Direito, Arte e Cultura da Ordem, Raphael Carneiro Arnaud Neto.