Cultura

Comédia brasileira e filme de Almodóvar são exibidos gratuitamente na capital

Exibições acontecem no sábado (9 e domingo (10) às 16h, no miniauditório da Estação das Artes, no Altiplano.



Reprodução
Reprodução
Clássico do cinema espanhol, 'Tudo sobre minha mãe' traz no elenco a atriz Cecilia Roth

Neste fim de semana o projeto Estacine exibirá dentro das mostras de cinema 'Comédia Brasileira' e 'Mostra Almodóvar', os filmes 'O Homem que desafiou o diabo', no sábado (9), e 'Tudo sobre minha mãe', no domingo (10). As exibições acontecem às 16h, no miniauditório da Estação das Artes, prédio ao lado da Estação Cabo Branco, no Altiplano. A entrada é gratuita e obedece classificação indicativa de idade.

O filme 'O Homem que desafiou o diabo' (2007) traz no elenco o ator Marcos Palmeira no papel de José Araújo, um caixeiro viajante alegre e sedutor, que chega à cidadezinha de Jardim dos Caiacós, onde conhece Turco (Renato Consorte), dono do armazém e pai de Dualiba (Lívia Falcão), quarentona fogosa e virgem.

Entusiasmado com a bela balzaquiana, Zé Araujo faz o que nenhum homem até então tinha ousado. Dualiba conta a façanha para o pai, que procura Zé Araújo com uma proposta irrecusável: vai ter que casar. Anos depois, aparentemente conformado com o destino, Zé Araújo descobre ser motivo de piada na cidade. De forma inesperada, ocorre uma transformação do sedutor caixeiro viajante Zé Araújo no destemido Ojuara, que se embrenha pelo sertão nordestino em defesa dos desfavorecidos ao longo de uma jornada repleta de aventuras e conquistas amorosas.

O clássico do cinema espanhol, 'Tudo sobre minha mãe' (1999) traz no elenco a atriz Cecilia Roth, que vive sozinha com o filho adolescente, Esteban (Eloy Azorín), e se recusa a revelar ao garoto maiores informações sobre o pai. Esteban mantém um inseparável bloco de anotações e está escrevendo um conto sobre sua mãe. Uma noite, ao sair do teatro, tentando conseguir um autógrafo da estrela da peça, Huma (Marisa Paredes), o garoto é atropelado e morre.

Sabendo que Esteban queria conhecer o pai, Manuela começa sua jornada redentora, voltando a Barcelona, à procura do pai do garoto. Ele é Lola, travesti que ganha a vida nas ruas e sequer imagina a existência de um filho. Nessa jornada, Manuela também encontra a drag queen Agrado, a atriz veterana Huma e Rosa (Penélope Cruz), uma jovem freira que descobre estar grávida. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1999. O filme possui classificação indicativa de 10 anos.

Neste mês de abril serão exibidos, ainda, nas mostras 'Comédia Brasileira' e 'Almodóvar': Domésticas (16), Má Educação (17), Trair e Coçar é só Começar (23), Fale com Ela (24), Cine Holliúdy (30).