Cultura

Musical histórico 'O Baile' será apresentado gratuitamente esta semana

Evento terá entrada gratuita e participação dos diretores da Academia Paraibana de Cinema como comentaristas.



Reprodução
Reprodução
Filme transcorre num grande salão de baile, construído nos anos 30

O Cineclube O Homem de Areia, da Fundação Casa de José Américo, exibirá o filme 'O Baile', um musical histórico, dirigido pelo cineasta Ettore Scola, falecido em janeiro deste ano, aos 84 anos. A exibição será nesta quarta-feira (6), às 19h30, com entrada gratuita, e terá como comentaristas os diretores da Academia Paraibana de Cinema, Moacir Barbosa e Alex Santos.

O filme transcorre num grande salão de baile, construído nos anos 30. As primeiras cenas apresentam mulheres – altas, baixas, jovens e maduras – chegando ao local e em seguida os homens – tímidos, amedrontados. Começam a dançar no salão enquanto se recordam do passado.

Há um transporte para 1936 e então começa uma viagem no tempo percorrendo cada período da história da França dos anos 30 aos anos 80: a classe trabalhadora; o período de ocupação nazista durante a 2ª Guerra Mundial; a libertação da França pela Resistência Francesa e pelos aliados; a musicalidade de Glenn Miller; a chegada do rock´n roll e a invasão dos estudantes radicais no abandonado salão de baile.

'O Baile' ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim de 1984.