Cultura

Mostra de filmes francófonos começa neste domingo no Banguê

Longas-metragens com temática africana serão exibidos até a próxima quarta-feira (6) na capital. 



Reprodução
Reprodução
Pontapé do evento será às 18h, com a sessão da animação Aya de Yopougon (2013)

Neste domingo começa a Mostra África, cujos longas-metragens serão exibidos gratuitamente no Cine Bangüê do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, até a próxima quarta-feira.
Promovida pela Aliança Francesa de João Pessoa em parceria com a Funesc, o pontapé do evento será às 18h, com a sessão da animação Aya de Yopougon (2013), baseada na história em quadrinhos homônima roteirizada por Marguerite Abouet com arte de Clément Oubrerie, autores que também dirigem o longa.

Com toques biográficos, a jovem Aya de 19 anos vive no bairro popular de Yopougon, em Abidjan, localizado na Costa do Marfim. Enquanto suas duas amigas preferem aproveitar a liberdade típica dos adolescentes saindo à noite e procurando um marido, Aya tem outra ambição: ser uma médica.

No Brasil, os dois primeiros álbuns (de seis) saíram pela L&PM Editores, respectivamente em 2009 e 2012. O primeiro volume ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Estreia no tradicional Festival Internacional de Angoulême, em 2006, na França.

Já na segunda-feira, às 20h30, no mesmo local, será exibido o longa Little Sénégal (2001), do francês de origem argelina Rachid Bouchareb (de Simplesmente uma Mulher).

Apaixonado pela história de seu povo, Alloune, que vive na África, decide visitar as Américas à procura dos descendentes de seus ancestrais, deportados como escravos, dois séculos atrás. Das plantações do Sul à Little Senegal, um bairro africano do Harlem, nos EUA, ele acaba encontrando uma prima distante, que ignora tudo de seu passado. Guiado pelo desejo de reunir sua família além dos séculos e fronteiras, Alloune ainda encontra seu sobrinho, motorista de taxi clandestino, e a sua noiva grávida.

No mesmo dia, também às 20h30, no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba (Delem-UFPB), haverá uma palestra gratuita com o professor Sada Niang, especialista em cinemas africano e caribeano.

O título de sua apresentação será 'Quelle langue française pour les littératures francophones d’Afrique?' ("A língua francesa para literaturas francófonas da África?", em tradução livre).
A programação completa pode ser acessada na fanpage da Funesc.