Cultura

Maurice Capovilla mostra e debate o filme “Harmada” em JP

Cineasta paulista exibe filme baseado na obra do escritor João Gilberto Noll. Atividade faz parte da comemoração de 30 anso do Nudoc, da UFPB.



Reprodução/O Globo
Reprodução/O Globo
Cineasta também grava participação em especial dirigido por Manfredo Caldas

Astier Basílio, do Jornal da Paraíba

O cineasta, ator e produtor de cinema, Maurice Capovilla está nesta sexta-feira (6) em João Pessoa. Ele vem exibir o seu filme Harmada (2003), baseado na obra do escritor, João Gilberto Noll. A partir das 19h, no Cine Teatro Lima Penante, o diretor conversará com a plateia após a exibição. A atividade faz parte da programação comemorativa dos 30 anos de fundação do Nudoc-UFPB.

Quem protagoniza o longa é Paulo César Pereio, que recebeu, por esta atuação, o prêmio de melhor ator no Festival de Brasília, de 2003. Chamado simplesmente de “O Ator”, o personagem de Pereio passa por uma grave crise em sua vida. Ele luta mas não é bem sucedido no que mais deseja: representar e viver sua arte.

Em decorrência desses problemas, envolve-se em bebedeiras, conflitos e mulheres. Até que se encontra com uma jovem, interpretada por Patrícia Libardi. A moça descobre que pode ser a sua filha. É ela quem estimula O Ator (foto) a seguir em um projeto.

Com Harmada, Capovilla quebrou um silêncio de 23 anos. Seu trabalho anterior data de 1980, O Boi Misterioso e o Vaqueiro Menino. Capovilla é da turma do Cinema Novo. Um cineasta autoral. Ele tem no currículo filmes de referência como Bebel, Garota Propaganda (1968) e O Profeta da Fome (1969).

Em Harmada, Capovilla trabalha com grandes nomes do cinema nacional. A fotografia é de Mário Carneiro, que trabalhou com Glauber Rocha. Quem faz a câmera é Dib Lutfi, que trabalhou com Nelson Pereira dos Santos e que também fotografou o curta paraibano Eu Sou o Servo, Eliézer Rolim.

Além do debate após a sessão, o cineasta participa de gravações de um especial para o Canal Brasil, intitulado Retratos Brasileiros, dirigido por Manfredo Caldas.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.