Cultura

Maior arrasta-pé do mundo começa nesta sexta em CG

Abertura oficial do São João de Campina Grande acontece às 23h30 desta sexta-feira (4). Bandas de forró animam primeira noite do maior São João do mundo.




Alberto Simplício

Faltam poucas horas para a abertura do Maior São João do Mundo, em Campina Grande. No Parque do Povo, os barraqueiros acertam os detalhes para deixar tudo pronto até o início do evento e o colorido das bandeirolas divide espaço com o verde e amarelo presente na decoração do quartel general do forró.

A abertura oficial da festa vai seguir a tradição e será feita às 23h30, desta sexta-feira (4), pelo cantor Jairo Madruga interpretando a canção que de tanto ser executada nessa época virou hino do São João: “Olha pra o céu, meu amor”.

A solenidade de abertura contará com as presenças do governador do Estado, José Maranhão, do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, e de outras autoridades.

Uma tonelada de fogos de artifício vai clarear o céu da cidade durante 15 minutos. Pela primeira vez o lançamento dos fogos será feito a partir de balsas localizadas no Açude Velho e prometem encantar ainda mais os cerca de 80 mil forrozeiros, de acordo com a Coordenadoria de Comunicação (Codecom) da Prefeitura Municipal.

O forró no Parque do Povo é garantido antes mesmo da abertura oficial. A partir das 21h a banda Clã Brasil será a primeira a subir ao palco do Arraial Hilton Motta. Jairo Madruga assume o comando a partir das 21h30. À meia-noite é a vez da banda Aviões do Forró, que tem se tornado presença garantida no primeiro dia de evento, embalar os forrozeiros. Quem encerrará a festa de abertura será o cantor Ton Oliveira, que no ritmo quente do forró promete esquentar o frio da madrugada de sábado.

Para quem prefere passar a noite dançando colado ao som dos tradicionais trios de forró, nas três ilhas de forró espalhadas pelo Parque do Povo e na Pirâmide, o arrasta-pé começa ainda mais cedo, por volta das 19h30, e não tem hora para acabar. O São João de Campina Grande segue oficialmente até o dia 4 de julho, mas pode ser prorrogado por mais uma semana caso o Brasil seja classificado para a final da Copa do Mundo.

Cobertura

As TVs Cabo Branco e Paraíba trazem nesta sexta uma cobertura incrível da abertura do Maior São João do Mundo, em Campina Grande.

Os jornais JPB 1a. edição e o JPB 2a. edição vão ser ancorados, ao vivo, do Parque do Povo. Além disso, durante todo o dia, haverá flashes ao vivo em cadeia nacional para programas da Globo e da Globo News.

A equipe de repórteres e apresentadores da afiliada paraibana entrevistará autoridades e especialistas para falar sobre a organização da festa, comidas típicas, quadrilhas e muito forró. Imperdível!

Trânsito

As ruas Desembargador Trindade, Paulino Raposo, Sebastião Donato e Tiradentes, que ficam ao lado do Parque do Povo, serão interditadas pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de sexta-feira até domingo, a partir das 16h até as 5h, para garantir a organização do trânsito durante o evento. De segunda até quinta-feira, a interdição dessas ruas será das 18h às 4h.

O portão de acesso ao Parque do Povo (entrada do Palco Principal), situado nas ruas Sebastião Donato e Frei Caneca, será interditado durante os 30 dias de festa. A fiscalização do espaço será feita diariamente com a participação dos policiais da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran).

Final de Semana

No sábado (5) a festa continua. No Palco Principal, as atrações são Cavaleiros do Forró, Assisão e Forró do Bom. No domingo, o arrasta-pé continua no arraial Hilton Motta, que será animado pelas bandas Garota Safada, Forró Di Taipa e Mexe Ville.
 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.