Cultura

Lady Gaga, Maria Bethânia e Nação Zumbi estão entre artistas com discos previstos para 2020

Fizemos um panorama dos lançamentos programados para o ano.




Vamos continuar com as projeções para a cultura em 2020. Na semana passada falamos dos filmes mais esperados do ano e nesta quinta-feira (9) é a vez dos discos que têm lançamentos previstos. Mesmo na era dos singles, muitos álbuns estão prometidos para este ano. Vamos falar do cenário internacional e do nacional, com uma pitada paraibana especial.

No cenário pop lá fora, os principais destaques são as cantoras. Uma que tem álbum prometido para este ano é Lady Gaga. Depois de viver um 2019 cinematográfico, literalmente, quando venceu o Globo de Ouro e o Oscar com ‘Shalow’, trilha de ‘Nasce uma Estrela’, longa protagonizado por ela, Gaga vai soltar um disco após quatro anos. O último foi ‘Joane’, de 2016 .

Lady Gaga e Bradley Cooper protagonizam ‘Nasce Uma Estrela’

Outra cantora pop que vem com disco após um hiato de quatro anos é Rihanna. No caso dela, é preciso destacar que esse disco é esperado, mas a certeza só quando ele sair de fato, pois o trabalho vem sendo prometido há algum tempo e já foi adiado várias vezes, tanto que fãs e a própria cantora fazem piada com isso.

Ainda falando do pop internacional, também estão na lista de lançamentos Adele, Alícia Keys, Alanis Morissette, Lana Del Rey e Justin Bieber. Também vai ter muito rock, com Weezer, Green Day, The Offspring e o mestre das sombras Ozzy Osbourne, que deve lançar álbum já agora em janeiro.

>> Ouça a coluna Cultura Pop no site da CBN Paraíba

Puxando para o cenário nacional, duas verdadeiras divindades da música brasileira prometem aparecer com novos registros em 2020. Uma delas é Maria Bethânia que vai lançar o disco ‘Claros Breus’. O álbum iria sair no ano passado, mas ela resolveu fazer um caminho diferente, levou as músicas para uma turnê e deixou o disco em segundo plano. ‘Claros Breus’ deve ter inclusive composições inéditas de Chico César.

A outra grande cantora nacional que tem lançamento para 2020 é a incansável Elza soares. No amo em que completa 90 amos, ela vai lançar o registro visual, o DVD, do show ‘Planeta Fome’, magistral álbum lançado por ela em 2019. E mais: Elza já disse ter planos para mais um disco de inéditas ainda este ano. Elza nunca é demais.

Falando de bandas brasileiras, também tem coisas interessantes vindo por aí. A Nação Zumbi deve lançar álbum em 2020. O ano passado divulgaram um single anunciado como parte de um disco que sairia até o fim do ano, mas isso não ocorreu. A expectativa é que o trabalho saia agora.

Foto: André Yamamoo

Outra banda com disco prometido é o Planet hemp. O contestador grupo de Marcelo D2 e Bnegão vai apresentar um trabalho inédito após 20 anos.

Dois discos de rap também entram nessa lista e devem fazer muito barulho nestee ano: os novos álbuns de Baco Exu do Blues e Edgar. O baiano vai colocar no mercado o terceiro álbum após estrondoso sucesso com os dois primeiros. Gravado no final de 2019, o disco conta com participações especiais como Duda Beat e Ney Matogrosso. Já Edgar anunciou o disco ‘Ultraleve ‘,  segunda parte da trilogia iniciada com ‘Ultrassom’, lançado em 2018.

Chegando na música paraibana, o ano também promete lançamentos relevantes. A Banda-fôrra, um  dos grupos mais destacados da cena estadual, colocou o terceiro disco entre as ‘resoluções de Ano Novo’. Eles inclusive apresentaram músicas novas durante um show no final do ano passado.

Outro lançamento estadual é Lucy Alves. Ela disse nos microfones da CBN João Pessoa, em dezembro do ano passado,  que vai lançar  disco novo até 0 final de 2020.

Cabruêra deve finalmente lançar o aguardado disco (Foto: Divulgação)

O ano que está começando tem tudo para trazer ao mercado um disco que está se tornando um dos mais esperados da música paraibana: ‘Sol a Pino’, da banda Cabruêra. O álbum foi finalizado em 2018 e o líder do grupo, Arthur Pessoa, disse no ano passado que o lançamento ocorreria no segundo semestre, mas acabou não saindo. A expectativa se volta para 2020. Vale lembrar que o último disco da Cabruêra, ‘Nordeste Oculto’, foi lançado no já longínquo 2012.

(*Esse texto é uma versão da coluna Cultura Pop, da rádio CBN João Pessoa. A coluna vai ao ar todas as quintas-feiras)


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.