Cultura

Kleide Teixeira, fotógrafa do Jornal da Paraíba, vence prêmio ‘Mulheres Negras’

Imagens premiadas serão utilizadas na quarta edição da campanha de afirmação da identidade negra: Morena, não. Eu sou Negra!  



Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook
Profissional será premiada em cerimônia no próximo dia 19, na Usina Cultural Energisa

A repórter fotográfica do JORNAL DA PARAÍBA Kleide Teixeira é a vencedora da primeira edição do Prêmio Mulheres Negras em Foco: Um Click contra o Racismo, realizado pela Organização Não Governamental (ONG) Bamidelê. Com a foto titulada ‘Meu cabelo é bom’, ela disputou o prêmio com profissionais de várias localidades do Estado.

O concurso foi destinado apenas para pessoas do sexo feminino e tinha como foco as fotografias de mulheres negras paraibanas, sendo esta a condição para a inscrição no concurso. A premiação teve como objetivo promover a afirmação da identidade e diversidade negra através de imagens de mulheres negras da Paraíba ou de mulheres negras que vivam há anos no contexto paraibano.

No total, foram 60 fotos inscritas com trabalhos divididos em três categorias: profissional, amadora e celular. As categorias profissional e amadora premiaram primeiro e segundo lugares. Cada candidata poderia inscrever três fotos, mas apenas uma por categoria foi escolhida.

Para Kleide Teixeira, vencedora da categoria profissional, a premiação foi uma surpresa e uma oportunidade de afirmação contra o racismo e de mostrar para as pessoas que elas não precisam ser iguais. “A ideia foi criar uma imagem positiva da mulher negra. Eu quis mostrar que existem várias formas de beleza, já que muitas vezes a beleza é padronizada. Existe muito preconceito com relação aos cabelos dos negros, com denominações pejorativas. Porém, há várias possibilidades de beleza a serem mostradas”, ressaltou.

A fotógrafa, que é baiana, há mais de 3 anos trabalha no JORNAL DA PARAÍBA. Ela também já atuou em importantes veículos de comunicação do Brasil, como a Editora Globo, a Editora Abril, além da Folha de São Paulo.

As fotografias premiadas serão utilizadas na composição do portfólio da quarta edição da campanha de afirmação da identidade negra: Morena, não. Eu sou Negra! A cerimônia de premiação será no próximo dia 19, às 18h30, na Usina Cultural Energisa e contará com a participação da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.