Cultura

Filme sobre efeito estufa será exibido no Cineclube Casarão 34

Filme com o ex vice-presidente americano Al Gore recebeu o Oscar de melhor documentário em 2007. Questões ambientais são tratadas como prioridade.




Da Redação
com informações da Secom-JP

O projeto Cineclube Casarão 34 apresenta programação especial, nesta semana, para o Dia Mundial do Meio Ambiente, (5 de junho). Nesta quarta-feira (3), a partir das 19h30, será exibido o documentário ‘Uma Verdade Inconveniente’ (‘An Inconvenient Truth’, 2006, 100 minutos), dirigido por Davis Guggenheim, que aborda os mitos e equívocos existentes em torno do fantasma da mudança climática, com análise do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore.

A exibição é uma realização da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a entrada é franca. ‘Uma Verdade Inconveniente’ venceu o Oscar de melhor documentário, em 2007. O filme acompanha de perto a palestra de Al Gore, ministrada centenas de vezes em várias partes do mundo, sempre com atualizações de dados.

O diretor David Guggenheim utiliza imagens de arquivo, vídeos ilustrativos e captações gravadas em outras ocasiões, durante viagens internacionais e reuniões com pesquisadores e políticos.

Além de alertar que o planeta já está em estágio de calamidade, o documentário propõe possíveis saídas para que não passemos por uma catástrofe climática nas próximas décadas.

Militante ambientalista

Al Gore já era internacionalmente conhecido como militante ambientalista antes mesmo da realização de ‘Uma Verdade Inconveniente’.

O interesse pela ecologia vem de 19 anos atrás, antes de assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos, no mandato de Bill Clinton (1993-2001). Ele foi Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Também em 2007, Gore recebeu o Prêmio Príncipe de Astúrias de Cooperação Internacional.

O título faz referência à "decisiva contribuição para o progresso na solução dos graves problemas da mudança climática", segundo a honraria.

O Casarão 34 fica na Rua Visconde de Pelotas, 34, em frente a Praça Dom Adauto, Centro. Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones 3218-9708, sempre no horário comercial.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.