Cultura

Fenart é adiado para abril de 2010, confirma diretor da Funesc

Diretor da Funesc confirma adiamento do Fenart para segunda semana de abril. Prioridade em sua gestão é a infraestrutura do prédio e serviços ao público.




Da Redação

Quem frequenta o Festival Nacional de Arte, o Fenart, vai ficar triste com a notícia. O diretor da Fundação Espaço Cultural, Mauricio Burity, confirmou na tarde desta quinta-feira (21) que o evento foi adiado para a segunda semana de abril de 2010. O motivo do adiamento foi a estrutura precária das instalações do prédio, que não oferece a qualidade necessária ao evento.

Mauricio afirmou que pegou o Espaço Cultural com sérios problemas em praticamente todas as salas do prédio. Destacou goteiras nas salas de balet, que prejudicam o chão do local, tão necessário à dança. Ainda, que o planetário está quebrado e defasado, e que ferrugens e mofo estão afetando diversas ambientes. A biblioteca também está sem condições de ser aberta ao público.

Portanto, Mauricio afirmou que só realiza o Fenart quando todos estes problemas forem sanados. E, para isso, está fechando parcerias com o governo alemão para a construção de um novo planetário e com o governo estadual para a abertura da biblioteca. Também estão sendo analisadas parcerias com Ministério da Cultura, inclusive para a abertura da primeira Escola de Música do Norte/Nordeste para crianças especiais.

Outro impedimento para a realização do Fenart é a falta de recursos. Mauricio denunciou que antes de ser cassado, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), editou uma medida que praticamente zerou o dinheiro destinado ao evento, em torno de R$ 1,3 milhão. Então, a situação financeira só deve ser resolvida até o fim do ano.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.