Cultura

Coreografia da memória

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, projeto lança o site ‘Vozes da Dança’ que reúne histórias de personalidades ligadas a dança.




Uma parte da história da dança na Paraíba ganha novos passos com o lançamento oficial do site ‘Vozes da Dança’, projeto que realizou o registro audiovisual de dez personalidades do gênero no Estado.

O evento gratuito acontecerá a partir das 19h, no Centro Estadual de Arte (Ceart), localizado no Mosteiro de São Bento, centro de João Pessoa. Haverá também o painel ‘Diálogo sobre o Curso de Licenciatura em Dança da UFPB’, contando com participação dos professores Guilherme Schulze, Valéria Vicente e Victor d’Olive.

Com patrocínio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), o site tem registros de nomes como Canízio Vitório, Clara Jerônimo, Guilherme Schulze, Iguatemy Lucena, José Enoch Ramos, Lílian Farias, Maurício Germano, Rai Ramos, Stella Paula e Vant Vaz.

De acordo com Rafaella Lira, produtora e coordenadora do projeto, ‘Vozes da Dança’ nasceu em 2010, no grupo de pesquisa da UFPB coordenado pela professora Ana Valéria Vicente quando descobriram uma escassez muito grande de registros, com muitas lacunas e informações omissas na história da dança paraibana. “Afastamos a ideia de complementação da memória do movimento e partimos do zero”, comenta Lira. “Nosso foco foram as décadas de 1970 e 1980”.

Dentre os primeiros entrevistados, “a escolha não foi baseada em celebridades” ou ser algo pomposo, segundo Rafaella Lira.

“A gente reuniu essas histórias de vida que se entrelaçam com a história da dança para realizar um mapeamento dos espaços de formação de João Pessoa durante esse período, como a Escola de Dança do Teatro Santa Roza, Ballet Oldimar, Ballet Studio José Enoch, a Escola de Dança do Espaço Cultural e a UFPB”.

A coordenadora do projeto promete não parar apenas nestes depoimentos. A intenção é continuar com o projeto, acrescentando novos recortes que serviram de base para a geração que se apresenta nos palcos atualmente. “A ideia não é parar por aí. Temos muita vontade de transformar esses registros também em um documentário”, revela.

DANCE ABRIL
O lançamento do site e o painel fazem parte da programação do Dance Abril, que são ações em comemoração ao Dia Internacional da Dança.

O evento gratuito organizado pelo Fórum Permanente de Dança de João Pessoa acontecerá nos dias 19 e 20, na Estação Cabo Branco, no Altiplano, na capital paraibana, sempre às 16h30. Haverá várias apresentações de dança como balé, sapateado, dança de salão, dança do ventre, dança flamenca, tribal, entre outras.

Dentre as ações do Dance Abril, nesta sexta-feira acontecerá também uma mostra gratuita de videodança, às 19h30, no Ceart.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.