Cultura

Confira cinco músicas para você entrar no clima do eclipse lunar desta sexta

Fenômeno astronômico acontece nesta sexta-feira e será possível ver no Brasil.




Eclipse lunar desta sexta-feira (Foto: Observatório Bareket)

Eclipse lunar desta sexta-feira (Foto: Observatório Bareket)

Nesta sexta-feira (27), acontece o eclipse mais longo do século XXI, que vai durar 1 hora, 42 minutos e 57 segundos.

Para entrar no clima, o JORNAL DA PARAÍBA preparou uma lista de músicas sobre o tema, começando pela mais clássica de todas: lançada em 1983, a música ‘Total Eclipse of the Heart’ é interpretada por Bonnie Tyler com muito drama. A música foi o maior hit da carreira da cantora. Mas a lista abrange músicas brasileiras, como Eclipse Oculto de Caetano Veloso.

Vai ser possível observar o fenômeno desde a América do Sul, Europa, África e Oceania. a Lua nascer já durante a totalidade, assim que se pôr o Sol. João Pessoa será uma das melhores cidades do Brasil para observar esse eclipse. A Lua deve nascer às 17h16 e a totalidade será visível por 57 minutos, permanecendo totalmente encoberta pela sombra da Terra até as 18h13.

A Associação Paraibana de Astronomia (APA) promove observação do fenômeno através de telescópios em três cidades da Paraíba. As observações da APA acontecem em João Pessoa, Taperoá e Matureia e se iniciam às 17h e estão sujeitas às condições meteorológicas do local.

Confira a lista:

Total Eclipse of the Heart – Bonnie Tyler

Eclipse – Pink Floyd

Eclipse Oculto – Caetano Veloso

Eclipse Total – Banda Calypso

Eclipse – João Gilberto

* Sob supervisão de Aline Oliveira


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.