Cultura

Burity na Funjope em 2013

Ex-presidente da Funesc, o advogado Maurício Butity, assume a Funjope; André Coelho será o diretor executivo adjunto.




O prefeito eleito Luciano Cartaxo anunciou ontem os nomes que irão compor seu secretariado no governo municipal de João Pessoa no próximo ano.

O advogado Maurício Burity, ex-presidente da Fundação Espaço Cultural (Funesc), assumirá a pasta da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) ao lado do diretor executivo adjunto André Coelho.

Filho do ex-governador Tarcísio Burity, Maurício ocupou o cargo de presidente da Funesc entre os anos de 2009 e 2011. Na Funjope, herdará a diretoria executiva hoje ocupada pelo professor e documentarista Lúcio Vilar.

"Será um grande desafio, mas disposição para trabalhar a gente tem", comentou Maurício Burity, que pretende voltar sua gestão para um trabalho realizado junto aos bairros pessoenses, fora da faixa litorânea.

CIRCUITO DAS PRAÇAS
"Logicamente, eu ainda não tenho os dados técnicos da Funjope, com os quais eu poderei falar em detalhes (dos projetos), mas o que eu penso é em manter os projetos culturais que estão tendo boa aceitação junto à opinião pública e atuar fortemente nos bairros, descentralizando as ações culturais", afirmou o futuro diretor.

Segundo ele, uma das primeiras medidas será a reativação do Circuito Cultural das Praças, interrompido pela atual gestão durante o período eleitoral.

"Queremos estabelecer uma sinergia com outras secretarias, já que quando entramos nos bairros não podemos falar só em cultura, dissociada de outros contextos como infraestrutura e meio ambiente", explicou Burity, que garantiu a disposição do prefeito eleito Luciano Cartaxo e da equipe que irá compor o novo quadro de secretarias na consolidação de parcerias.

FUNDO DE CULTURA
Outro ponto de preocupação da próxima gestão será o Fundo Municipal de Cultura (FMC): "Sobre o FMC, há uma corrente que defende que o edital está a contento e outra que defende a reformulação. Não tenho hoje detalhes do que vem ocorrendo, mas com certeza será um dos itens da nossa pauta".
 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.