Cultura

Artistas lamentam a morte de Marcelo Yuka, fundador do grupo O Rappa

Músico faleceu na noite desta sexta-feira (18), vítima de Acidente Vascular Cerebral.




Músico Marcelo Yuka morreu, na noite desta sexta-feira (18), no Rio de Janeiro (Foto: arquivo pessoal)

Músicos, cantores e fãs lamentaram a morte do fundador e ex-baterista do grupo O Rappa Marcelo Yuka, de 53 anos.  O músico estava internado desde o fim de 2018 no Hospital Quinta D’Or, no Rio de Janeiro para tratar de uma infecção. De acordo com a assessoria do hospital, Yuka morreu às 23h40 de sexta-feira (18), por causa de um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico.

O músico ficou paraplégico em novembro de 2000 após ser baleado em um assalto, na Tijuca. Desde então, seu estado de saúde foi tendo complicações. Nascido no Rio de Janeiro em 1965, Marcelo Fontes do Nascimento Viana de Santa Ana, o Marcelo Yuka, foi um dos fundadores da banda O Rappa. No grupo, era o baterista e principal compositor até sua saída, em 2001.

Com a banda, chegou ao sucesso com o segundo disco, “Rappa Mundi”, em 1996. Em 2000, foi atingido por tiros ao tentar impedir um assalto e ficou paraplégico. Yuka escreveu letras sobre temas como violência urbana, racismo e desigualdades sociais. “Minha alma (a paz que eu não quero)”, “Me deixa” e “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro”, por exemplo, foram escritas por ele.

Confira os recados dos artistas

MARIA RITA (a cantora regravou o sucesso “Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero)”)

Marcelo Yuka descansou! Que a obra dele, siga tocando as almas para todo o sempre, especialmente neste momento que vivemos. Paz sem voz não é paz, é medo! Que ele descanse em luz, que é o que ele merece.

EMICIDA (rapper)

Obrigado Marcelo Yuka! Descanse em paz, soldado da música que agora se mescla ao universo e ilumina os caminhos dos que a utilizam como arma para guerrear em nome de um futuro melhor para a maioria das pessoas.

FERNANDO BADAUI (vocalista do CPM 22)

Descanse em paz, Marcelo Yuka! Sua obra será eterna e contará a sua história.

BUCHECA (canto e compositor)

Descanse em paz, Marcelo Yuka!

TICO SANTA CRUZ (vocalista do Detonautas)

Valeu Yuka! Você foi um dos caras que me influenciou a expor meus pensamentos sem ser omisso e tendo uma perspectiva social que sempre visou por puro idealismo o bem estar para todas as pessoas. Você merece descansar em paz e esse país não te deu o valor que você merece! Fica aqui minhas sinceras palavras de admiração e respeito pela sua heroica passagem por esse plano. Descanse em paz guerreiro! Minha solidariedade com a família e todas as pessoas que o amavam!

Teresa Cristina (cantora e compositora)

Descanse em paz, Yuka!

Chico Alencar (deputado federal)

Yuka, meu irmão! Sua curta existência entre nós é o preço das batalhas que você – solidário e tantas vezes solitário – travou. Entre na merecida e plena Paz, com sua voz e sem medo! Você está acolhido no condomínio sem grades do Amor, do depois do ódio, no Reino que não tem rei.

Carlos Latuff

Meu querido Yuka. Você agora descansa. Não com a paz que você nunca quis conservar pra tentar ser feliz. Descanse. Eu e seus amigos prometemos seguir na luta. Por você. Por todos.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.