icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Aberta exposição sobre processo de degradação do Rio Paraíba

Mostra, que ficará aberta ao público do sábado (5) até o dia 3 de janeiro de 2016, ocorre no Espaço Cultural José Lins do Rego.

Publicado em 03/12/2015 às 17:56

Nesta sexta-feira (4), às 19h, será aberta a exposição Rio Parahyba, com fotos do fotógrafo Gustavo Moura. A mostra, que é resultado da pesquisa do profissional sobre o Rio Paraíba, acontece na Galeria Archidy Picado do Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho em João Pessoa. O período de visitação ao público é de sábado (5) a 3 de janeiro de 2016.

A exposição é composta por mais de 25 imagens em preto e branco – todas captadas por meio de fotografia analógica. Em cinco anos, Gustavo Moura acompanhou o processo de degradação do rio por várias cidades paraibanas como Cabedelo, Santa Rita, Pilar, Itabaiana, Boqueirão, Aroeira, Umbuzeiro.

O artista revela que, apesar da agressão ao meio ambiente, também pôde captar a beleza do Rio Paraíba nos lugares percorridos. “Ao longo dessas cidades, nasceram grandes personagens da história e cultura da Paraíba, como José Lins do Rego, Sivuca, Assis Chateaubriand, Vladimir Carvalho, entre outros nomes”, conta.

O rio se forma na Serra do Jabitacá e corta a Paraíba, tendo sua foz em Cabedelo. Em suas andanças, o fotógrafo constatou que o rio precisa de cuidados. “Por ser importantíssimo na história do desenvolvimento da Paraíba, por seu potencial hídrico e pela necessidade de preservação, ele pede providências”.

Entre as constatações, Moura enumera o assoreamento, falta de cobertura vegetal e ocupação desordenada das comunidades ribeirinhas. “Sempre fotografei essa região, mas de uns cinco anos para cá, venho desenvolvendo esse olhar com objetivo de reunir o material em um livro”, diz Gustavo Moura, destacando a falta de registros sobre o rio.

Serviço
Exposição Rio Parahyba
Artista: Gustavo Moura
Abertura: sexta-feira (4 de dezembro), às 19h
Período: 5 de dezembro a 3 de janeiro
Local: Galeria Archidy Picado (Espaço Cultural José Lins do Rego), das 8h às 18h
Entrada gratuita

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp