Cultura

A verdade continua lá fora: ‘Arquivo X’ retorna às telas em forma de minissérie

Treze anos após sua última temporada, o cultuado ‘Arquivo X’ ganha novo fôlego com novos episódios




Os agentes do FBI Fox Mulder e Dana Scully estão de volta. Arquivo X, uma das mais bem sucedidas séries de ficção científica dos anos 1990, ganha um novo fôlego com novos episódios que vão começar a serem exibidos na meia-noite de segunda para terça-feira, no canal fechado Fox.

Composta por seis partes de uma hora, a nova temporada em forma de minissérie combina episódios independentes que exploram casos não solucionados envolvendo fenômenos paranormais. No primeiro, Mulder (interpretado por David Duchovny) – que acredita piamente nos fenômenos – e Scully (vivido por Gillian Anderson) – cética e sempre questionadora – vão acompanhar uma possível abdução extraterrestre.

Treze anos após a última temporada (a nona), também retornam à série o ator Mitch Pileggi, como o diretor adjunto do FBI Walter Skinner, e William B. Davis no papel do misterioso antagonista conhecido apenas como O Canceroso (apesar do personagem ser dado como morto).

Três dos episódios foram escritos e dirigidos pelo criador do seriado, o ex-surfista Chris Carter, enquanto os restantes foram escritos e dirigidos pelos veteranos da série original, Glen Morgan, Darin Morgan e James Wong.

RETROSPECTIVA

A partir da meia-noite de domingo para segunda, a Fox vai exibir uma maratona de 24 horas com episódios essenciais escolhidos por Chris Carter.
Logo após a exibição, os episódios estarão disponíveis na plataforma do canal na internet (www.foxplay.com).
Além das nove temporadas (202 episódios), a franquia teve dois longas para o cinema: Arquivo X – O Filme (1998) e Eu Quero Acreditar (2008).

Arquivos nos quadrinhos.

Aproveitando o momento em que a série está em evidência, a editora New Order está trazendo para o Brasil os quadrinhos estrelados pelos agentes Fox Mulder e Dana Scully.
No próximo mês chegará o primeiro de cinco volumes do título Arquivo X – Clássicos (226 páginas, R$ 64,90), reunindo nove histórias.
Durante a pré-venda, a edição em capa dura se encontra em oferta por R$ 54,90 e vem com o pôster “Eu quero acreditar” (o mesmo aparece na parede do escritório de Mulder durante os episódios) como brinde.
Em 1997, a editora Mythos lançou Arquivo X, revista em HQ que durou apenas quatro edições.

Confira os 22 episódios escolhidos por Chris Carter para a maratona (em sequência de exibição):

Temp. 1, Ep. 1: ‘Pilot’.
A agente Dana Scully desmascara um projeto do FBI chamado de Arquivo X, contendo casos de atividades paranormais reabertos pelo agente Fox Mulder.

Temp. 1, Ep. 2: ‘Deep Throat’.
Mulder e Scully investigam o misterioso caso de um piloto de testes do Exército que desapareceu após um estranho surto psicótico.

Temp. 1, Ep. 3: ‘Squeeze’.
Mulder e Scully procuram um assassino humanoide, cujos crimes brutais voltam a acontecer a cada 30 anos.

Temp. 1, Ep. 8: ‘Ice’.
Mulder e Scully investigam a morte de uma equipe de geofísicos em uma base remota no Alasca, causada por uma forma de vida parasita e alienígena.
Temp. 1, Ep. 13: ‘Beyond The Sea’
Scully acredita que as previsões psíquicas de um prisioneiro no corredor da morte são a única esperança para prender um assassino cruel.

Temp. 1, Ep. 24: ‘Erlenmeyer Flask’.
Garganta Profunda avisa Mulder sobre um caso crítico envolvendo um fugitivo desaparecido e a clonagem de vírus extraterrestres.

Temp. 2, Ep. 3: ‘The Host’.
Mulder persegue um organismo parasita e humanoide que usa sistemas de esgoto como lar.

Temp. 2, Ep. 5: ‘Duane Barry’.
Um ex-agente do FBI mantém reféns e ao alegar ter sido abduzido, leva Mulder a acreditar em sua história.

Temp. 2, Ep. 20: ‘Humbug’.
Os agentes procuram um assassino numa cidade da Flórida habitada por artistas de um circo de horrores.

Temp. 3, Ep. 4: ‘Clyde Bruckman’s Final Repose’.

Um homem com poderes psíquicos ajuda os agentes na caça por um assassino.

Temp. 3, Ep. 20: ‘Jose Chung’s from Outer Space’.
Scully narra a investigação de um suposto encontro alienígena para um famoso escritor que está fazendo pesquisa para seu novo livro.

Temp. 3, Ep. 2: ‘Home’.
Os agentes encontram uma família endogâmica e bestial vivendo em uma fazenda numa área remota da Pensilvânia.

Temp. 4, Ep. 7: ‘Musings of a Cigarette Smoking Man’.
Um membro dos Pistoleiros Solitários vira alvo de extermínio após revelar informações ligando o Canceroso a diversos assassinatos.

Temp. 4, Ep. 14: ‘Memento Mori’.
Quando Scully é diagnosticada com câncer, Mulder procura arquivos referentes a um grupo de mulheres abduzidas que também contraíram a doença.

Temp. 4, Ep. 20: ‘Small Potatoes’.
Os agentes procuram um homem que possui a habilidade de mudar de forma.

Temp. 5, Ep. 5: ‘The Post-Modern Prometheus’.
Moradores de uma cidade rural em Indiana acreditam que existe uma criatura parecida com Frankenstein rondando a região.

Temp. 5, Ep. 12: ‘Bad Blood’.
Os agentes narram suas versões de eventos que levaram à morte de um adolescente suspeito de ser um vampiro.

Temp. 6, Ep. 3: ‘Triangle’.
Uma dobra temporal no Triângulo das Bermudas leva o agente Mulder a bordo de um navio de 1939 cheio de nazistas assassinos e alguns rostos conhecidos.

Temp. 6, Ep. 18: ‘Milagro’.

Um escritor vizinho de Mulder se torna o principal suspeito de uma série de mortes.

Temp. 7, Ep. 12: ‘X-Cops’.
Uma equipe de filmagem da série de TV COPS segue os agentes enquanto eles tentam capturar uma misteriosa criatura aterrorizando Los Angeles.

Temp. 9, Ep. 19: ‘The Truth 1’.
Mulder é acusado de matar Knowle Rohrer e levado a julgamento. Testemunhas apoiam suas alegações de conspiração e existência de vida extraterrestre.

Temp. 9, Ep. 20: ‘The Truth 2’.
Com a ajuda de amigos, Mulder foge da prisão militar e tenta encontrar o homem que pode lançar uma luz sobre a verdade da conspiração do governo. 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.