icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Protesto de agentes de limpeza termina em pancadaria na Câmara

Vereadores tiveram que encerrar sessão. Confusão começou porque agentes de limpeza estão em greve e teriam sido impedidos de entrar no plenário da Câmara de João Pessoa.

Publicado em 17/03/2010 às 11:25

Karoline Zilah
Com Aline Lins e Valter Nogueira
Fotos de Francisco França

Um tumulto envolvendo os agentes de limpeza urbana em greve na região metropolitana de João Pessoa desde a última segunda resultou no encerramento abrupto da sessão que acontecia na Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira (17). Um grupo formado por mais de 50 grevistas tentou entrar no estabelecimento, surpreendendo os seguranças e iniciando uma pancadaria.

A vereadora Raíssa Lacerda (DEM) usava a tribuna para se pronunciar quando percebeu o início da confusão na porta de acesso ao plenário. A situação ficou tensa e ela pediu à mesa diretora que encerrasse a sessão bruscamente devido à tentativa de invasão.

Os grevistas se recusaram a sair da Câmara até serem atendidos pelos vereadores para pleitear suas reivindicações. Por isso, os vereadores formaram uma comissão para receber os manifestantes. Entre eles, estão os parlamentares Bira, Geraldo Amorim, Tavinho Santos, Marcos Vinícius, Bosquinho e Luiz Flávio.

O vice-presidente da Câmara, vereador Zezinho do Botafogo, esclareceu que ninguém foi impedido de entrar, mas destacou que o local é pequeno e não cabia o número de manifestantes. Ele ainda explicou que a intervenção dos seguranças foi por causa do tumulto gerado e a polícia chegou ao local, mas o movimento se acalmou depois que os vereadores anunciaram a formação da comissão.

Segundo a assessoria de imprensa do sindicato dos agentes de limpeza urbana, a confusão começou quando um dos segurança impediu a entrada dos manifestantes em uma área reservada para que a população assista à sessão. Este segurança teria se alterado e começado a agredir os agentes, sendo afastado logo depois por outros colegas.

A assessoria ainda informou que os manifestantes não quiseram invadir a Câmara, mas apenas ficar na plateia para acompanhar a sessão. O grupo saiu hoje pela manhã em caminhada pela Lagoa do Parque Solon de Lucena até a Praça João Pessoa, no Centro, para explicar à população os motivos da greve.

Dentro da programação, a comissão também havia agendado um protesto em frente à Assembleia Legislativa, enquanto outros grevistas fazem piquetes em frente às empresas Líder, Marquise e LimpFort exigindo melhorias salariais. Até o momento, o sindicato calcula que 70% dos funcionários tenham aderido à greve.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp