icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ataques a bancos em 2015 já superam casos do ano passado

Sindicato dos Bancários do Estado já contabiliza 125 ocorrências contra agências bancárias este ano. Em 2014 foram registrados 116 ataques.

Publicado em 26/11/2015 às 7:09

O medo faz parte da rotina de quem vive como refém da violência na Paraíba, em razão dos constantes ataques a bancos que vêm acontecendo no Estado. Para se ter uma ideia, o número de ocorrências registradas contra esse tipo de estabelecimento em 2015 já é maior do que o total de ataques contabilizados durante todo o ano de 2014, de acordo com o Sindicato dos Bancários da Paraíba.
Enquanto foram registrados 116 ocorrências no ano passado, de 1° de janeiro deste ano até ontem o sindicato contabilizou 125 ataques.

Durante essa época do ano, quando é realizado o pagamento do 13° salário e das aposentadorias, as agências ficam mais vulneráveis e a última ação aconteceu ontem na cidade de Serra Branca, no Cariri paraibano.

Cerca de 15 homens fortemente armados explodiram o cofre central da agência do Banco do Brasil (BB) da cidade na madrugada de ontem e aterrorizaram a população com rajadas de tiros, segundo a Polícia Militar. A quadrilha chegou à cidade por volta de 1h30 efetuando disparos de arma de fogo para o alto, e enquanto uma parte dos bandidos foi para o banco, outros criminosos ficaram em frente ao pelotão da Polícia Militar. Conforme o sindicato, o último ataque registrado contra um banco no município de Serra Branca havia ocorrido em outubro de 2012, com a mesma violência.

Nessa última ação os bandidos explodiram os caixas eletrônicos, mas a Polícia Militar não confirmou se eles conseguiram retirar o dinheiro da agência. Com o estrondo da explosão e com os tiros, vitrines de algumas lojas foram quebradas. Depois do ataque, os bandidos fugiram por uma estrada que dá acesso ao município de São José dos Cordeiros e ao passarem pelo Sítio Feijão, ainda na zona rural de Serra Branca, eles atearam fogo em uma Saveiro. A polícia realizou buscas e algumas viaturas tiveram os pneus furados por grampos que foram colocados no caminho. Até o fechamento dessa edição nenhum suspeito havia sido localizado.

“Os bancos são alvos contantes dos bandidos e os números de ataques só crescem. Vivemos uma situação de insegurança o ano todo que piora durante essa época. Nesse caso de Serra Branca, por exemplo, percebemos que toda a população é afetada por esse tipo de situação e nós sempre cobramos mais segurança para evitar que esse tipo de crime ocorra, mas quase nada é feito”, comentou o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henrique.

De acordo com o Secretário de segurança, Cláudio Lima, é notável uma vulnerabilidade dos estabelecimentos bancários na Paraíba, mas o Estado tem procurado reprimir essa prática. “Estamos realizando operações especiais para coibir esses crimes e essas ações passam a ser intensificadas no final do ano porque sabemos que nesse período há uma incidência maior de ataques”, destacou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp