Concursos e Empregos

Primeira Chance abre 50 vagas para estudantes egressos da rede estadual de ensino

Vão ser 28 plantonistas para o Ciop e 22 para trabalho no IPC.




O Governo da Paraíba abriu edital para o preenchimento de 50 vagas do Programa Primeira Chance, que tem o objetivo de oferecer uma primeira experiência profissional a estudantes da rede estadual de ensino que tenha finalizado o Ensino Médio entre 2016 e 2018. São 28 vagas para plantonista do Centro Integrado de Operações da Paraíba (Ciop) e 22 para o Instituto de Polícia Científica (UPC), ambos órgãos vinculados à Secretaria de Segurança e Defesa Social.

O edital está publicado na edição desta terça-feira (11) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Os trabalhos são todos presenciais. No caso dos selecionados para o Ciop, serão plantões de seis horas ininterruptas, com 36 horas de descanso entre cada plantão. Já os selecionados para o IPC deverão cumprir expedientes de quatro horas de segunda-feira à sexta-feira, nos turnos da manhã ou da tarde.

As inscrições são gratuitas e acontecem entre 11 e 17 de fevereiro. Podem se inscrever candidatos que tenham acima de 18 anos.

Para tanto, os interessados devem preencher formulário online disponível no site do Paraibatec e anexar uma série de documentos: certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Médio, certificados de cursos técnicos, certificados de cursos profissionalizantes de Formação Inicial e Continuada (FIC) com carga horária a partir de 160 horas, RG, CPF, comprovante de residência e Certidão Negativa de Antecedentes Criminais.

Se o estudante for beneficiário do Bolsa Família, deverá inserir o número do NIS ou do Cartão do Programa. Para concorrer a uma das vagas destinadas a pessoa com deficiência, deverá inserir declaração que comprove sua deficiência.

As notas conquistadas em português e em matemática no Ensino Médio e dos cursos realizados no período servirão para definir os aprovados.

O resultado preliminar sai no dia 28 de fevereiro e o resultado final sai no dia 7 de março. Depois, 150 aprovados passarão por um curso de formação e, em junho, os 50 melhores do curso deverão iniciar a atividade profissional.

Eventualmente, algum dos candidatos que ficar na lista de espera poderá ser chamado num segundo momento.

Para os inscritos no Ciop, o valor da bolsa será de mil reais mensal para 24h semanais. Já para o IPC, a bolsa será no valor de R$ 800 mensais para 20h semanais.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.