Concursos e Empregos


Top 15 dos livros que farão você querer mudar o mundo

Lições sobre os desafios enfrentados por empresários de sucesso.




Divulgação
Divulgação
Jorge Paulo Lemann é, segundo a Forbes, o homem mais rico do Brasil, a sua fortuna é estimada em R$ 100bi

A crise econômica pegou em cheio os brasileiros em 2016, inflação alta, queda no consumo, aumento do desemprego. Nestes momentos, empreender pode ser a solução para quem busca uma alternativa para quem perdeu o emprego ou busca aumentar a renda atual. Na maioria das vezes o caminho a ser trilhado não é nada fácil, o que leva a muitos a desistir. Mas, persistir pode ser o segredo para o sucesso.

Entre os exemplos de empreendedores de sucesso que passaram pelo dilema de desistir ou não dos seus sonhos há os casos de Bill Gates, Elon Musk e Steve Jobs, entre outros tantos, inclusive brasileiros como Jorge Paulo Lemann e Abílio Diniz. Contudo, muitas dessas histórias você pode conhecer em detalhes e descobrir como eles passaram por esses momentos de superação.

O JORNAL DA PARAÍBA  trouxe uma  seleção de livros organizada pela revista 'Exame' que contam a história de alguns dos mais importantes empreendedores que farão você querer revolucionar o mundo.


1. Bilionários por acaso: a criação do Facebook

“Bilionários por acaso” é uma narrativa sobre dois estudantes desajustados de Harvard que tentavam aumentar suas chances com o sexo oposto e terminaram criando o Facebook. O livro deu origem ao conhecido filme “A Rede Social”, de David Fincher.
 
Protagonizada pelo brasileiro Eduardo Saverin, e pelo norte-americano Mark Zuckerberg, gênio da informática, a obra mostra a trajetória da criação da rede social que se tornou uma das mais poderosas empresas do mundo e que revolucionou a maneira como milhões de pessoas se relacionam. Criado para unir as pessoas, a história do Facebook é de desavenças e separação.
 
Bilionários por acaso: a criação do Facebook
Autor: Bem Mezrich
Editora: Intrínseca


2. A Bola de Neve
 
Esta é a  biografia de um dos mais respeitados e fascinantes empreendedores do mundo: Warren Buffet. Nele é apresentada a trajetória do investidor desde sua infância, nos anos que se seguiram à Grande Depressão, até os dias de hoje.
 
A bola de neve conta surpreendentes episódios da vida do empresário que, com sua conduta ética e disciplinada, tratou investidores como sócios e sempre pregou a honestidade como investidor, conselheiro e palestrante.
 
Ao longo de 60 anos, Buffett fez fortuna identificando valor onde ninguém via e aproveitando-se dos momentos de crise enquanto a maior parte dos investidores recuava. Dono de um profundo conhecimento e instinto empresarial, além de uma notável capacidade de fazer amigos, sua vida é uma verdadeira aula de negócios, cheia de histórias saborosas e de ensinamentos valiosos.
 
A bola de neve
Autor: Alice Schroeder
Editora: Sextante

 
3. Novos caminhos, novas escolhas
 
Abilio Diniz é um dos maiores empreendedores do Brasil. Como empresário, construiu o Grupo Pão de Açúcar, enfrentou crises pessoais e profissionais e, depois, deu a volta por cima. Apenas em 2013 Abilio Diniz se afastaria da empresa que ajudou a fundar.
 
Hoje, ele é presidente do conselho de administração da BRF e é o terceiro maior acionista do Carrefour. Junto com Jorge Paulo Lemann, adquiriu a rede de padarias Benjamin Abrahão, que está em processo de expansão. Diniz é um dos 31 bilionários brasileiros de 2016, segundo a Forbes. Neste livro, ele narra pela primeira vez suas lutas recentes e os novos caminhos que descobriu nos últimos anos.
 
Novos caminhos, novas escolhas
Autor: Abilio Diniz
Editora: Objetiva
 
 
4. A Loja de Tudo - Jeff Bezos e a era da Amazon
 
Pioneira no comércio de livros pela internet, a Amazon esteve à frente da primeira grande febre das empresas online.Mas Jeff Bezos, seu visionário criador, não se contentaria com uma livraria virtual descolada: ele queria que sua empresa dispusesse de uma seleção ilimitada de produtos a preços radicalmente baixos — e se tornasse “a loja de tudo”.
 
A loja de tudo é a biografia definitiva da start-up que fez uma das primeiras e maiores apostas na internet e mudou para sempre a nossa forma de ler e de comprar. É um relato honesto sobre a empresa mais emblemática da nossa era, bem como um olhar profundamente pessoal sobre o icônico personagem que a criou.
A obra reúne depoimentos inéditos de amigos, familiares, colaboradores e ex-funcionários da Amazon, revelando importantes detalhes de todas as jogadas de Jeff Bezos para tornar a Amazon uma das empresas mais poderosas da atualidade. O livro inclui dezenas de imagens inéditas de Jeff Bezos desde a infância até se tornar um bilionário do Vale do Silício.
 
A loja de tudo – Jeff Bezos e a era da Amazon
Autor: Brad Stone
Editora: Intrínseca


5. Antônio Ermírio de Moraes: Memórias de um diário confidencial
 
Antônio Ermírio de Moraes foi um dos maiores e mais importantes empreendedores do Brasil. À frente do Grupo Votorantim, acompanhou de perto grandes acontecimentos da história do país e foi sempre admirado por administrar suas empresas com seriedade, ética e humildade, além de manter um permanente envolvimento com relevantes projetos sociais, em especial nas áreas da saúde e da educação. 
 
José Pastore, seu melhor amigo há 35 anos, aborda aqui a vida desse grande brasileiro: a infância em São Paulo, a faculdade nos Estados Unidos, a vida em família, a rotina pesada de um workaholic, seu envolvimento no mundo da política e - para surpresa de muitos - sua entrada na vida artística, que acabaria mudando completamente seu jeito de ser. 
 
Recheada de revelações inéditas e histórias saborosas, a obra de José Pastore descreve um homem de personalidade forte e opiniões incisivas, que nunca deixou de sonhar por um país mais justo e honesto.
 
Antônio Ermírio de Moraes
Autor: José Pastore
Editora: Planeta


6. Benjamin Franklin - Uma Vida Americana
 
O inventor Benjamin Franklin é uma figura histórica conhecida especialmente por suas experiências com a eletricidade.
 
As descobertas científicas e ideias empresariais e filosóficas de Franklin mudaram o mundo moderno e têm impacto até hoje – inclusive ao inspirarem empreendedores a sonharem grande. Esta biografia é um dos livros preferidos de Elon Musk, por exemplo.
 
Benjamin Franklin – uma vida americana
Autor: Walter Isaacson
Editora: Companhia das Letras


7. Elon Musk – como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro
 
Fazer com que boa parte dos carros sejam elétricos. Transformar a energia solar em algo rotineiro. E, no fim da lista, colonizar Marte.
 
O sul-africano Elon Musk é o empreendedor mais ousado da atualidade: investiu toda a fortuna que adquiriu com a venda de empresas como Zip2 e PayPal para financiar suas ambições – consolidadas nas empresas Solar City, SpaceX e Tesla. E virou uma inspiração para todos que queiram ultrapassar suas próprias limitações – e para empresas que querem pensar além do lucro fácil.
 
Neste livro, o jornalista Ashlee Vance apresenta um olhar inédito sobre a vida e as realizações de Musk. Vance investiga em detalhes a trajetória muitas vezes instável e controversa das empresas do empreendedor e traça um retrato do homem que renova três indústrias ao mesmo tempo, com uma série de inovações de enorme impacto político e econômico.
 
Elon Musk – como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro
Autor: Ashlee Vance
Editora: Intrínseca
 
 
8. Faça acontecer – mulheres, trabalho e a vontade de liderar
 
As mulheres compõem hoje grande parte da força de trabalho no mundo. Mas ainda são os homens que dominam os cargos de liderança no mundo empresarial. Para as mulheres que querem empreender, Sheryl Sandberg é uma ótima inspiração.
 
Neste livro, ela investiga as razões de o crescimento das mulheres na carreira estar há tantos anos estagnado, oferecendo soluções práticas e sensatas para que elas atinjam todo o seu potencial.
 
Eleita uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes, Sheryl encoraja as mulheres a sonharem alto, assumirem riscos e se lançarem em busca de seus objetivos sem medo. A executiva do Facebook também faz uma autorreflexão sincera sobre os acertos e os erros de sua carreira nesta obra.
 
Faça acontecer – mulheres, trabalho e a vontade de liderar
Autora: Sheryl Sandberg
Editora: Companhia das Letras


9. Hard Drive: Bill Gates and the Making of the Microsoft Empire
 
 
Quase todo mundo já ouviu falar em Bill Gates. Mas como foi a trajetória empreendedora do homem que revolucionou a indústria dos computadores pessoais, em detalhes?
 
Neste livro, os repórteres James Wallace e Jim Erickson traçam a carreira do fundador da Microsoft: dos seus dias de hacker adolescente até sua atual posição de bilionário e filantropo.
 
“Hard Drive” conta com entrevistas de amigos próximos a Gates, empregados e concorrentes de negócio para revelar um pouco mais sobre o líder de uma indústria de inovação constante e muita brutalidade entre os players do mercado. O livro ainda não foi publicado no Brasil.
 
Hard Drive: Bill Gates and the Making of the Microsoft Empire
Autores: James Wallace e Jim Erickson
Editora: HarperBusiness


10. Jony Ive – o gênio por trás dos grandes produtos da Apple
 
Quando se fala em Apple, todos pensam em seu fundador, Steve Jobs. Porém, quem é empreendedor e pretende focar em desenvolvimento de produto deveria conhecer também Jony Ive: o gênio por trás dos grandes produtos da Apple.
 
A colaboração de Ive com Jobs produziria alguns dos mais desejados produtos tecnológicos de todos os tempos — como o Mac, o iPod, o iPhone e o iPad. Esses projetos não apenas reverteram a queda livre das ações da Apple, tornando-a uma das empresas mais valiosas do mundo, mas transformaram indústrias e criaram uma base leal de fãs a uma marca de poder global.
 
Jony Ive ganhou incontáveis prêmios de design e conquistou um lugar na lista das cem pessoas mais influentes da revista Time. Apesar de ser reconhecido como um dos maiores inovadores tecnológicos do mundo, pouco se sabe sobre esse gênio tímido a quem Jobs se referiu como seu “parceiro espiritual” na Apple.
 
Jony Ive – o gênio por trás dos grandes produtos da Apple
Autor: Leander Kahney
Editora: Penguin


11. Like a Virgin: os segredos do empresário mais excêntrico do mundo
 
Richard Branson criou o grupo Virgin e montou sob seu guarda-chuva um grupo de companhias com presença global, atuando em segmentos tão variados quanto telefonia e viagem espacial.
 
Excêntrico, divertido e cheio de liderança, conhecer a história de Branson é uma inspiração não só para quem quer abrir empresas, mas para quem quer realmente trabalhar ao lado dos funcionários.
 
Richard Branson compartilha, neste livro, as experiências que fizeram dele um dos empresários mais reconhecidos e respeitados do mundo. O livro reúne os melhores conselhos sobre tudo que diz respeito a negócios, por meio de dicas, estudos de casos e trechos autobiográficos.
 
Like a Virgin: os segredos do empresário mais excêntrico do mundo
Editora: Saraiva
 
 
12. Paul Allen – o homem por trás do mito: a criação da Microsoft segundo seu cofundador
 
Este livro é o relato de um empreendedor que ajudou a fazer a história da Microsoft, sob um ponto de vista diferente do conhecido Bill Gates: Paul Allen. Allen nunca havia detalhado, até então, seu complexo relacionamento com Gates.
 
Na obra, ele fala mais sobre a parceria e explora sua perspectiva a respeito de como uma novata se tornou a gigante que revolucionou a computação pessoal. O livro é indicado para todos que querem conhecer uma história alternativa da Microsoft.
 
Paul Allen – o homem por trás do mito: a criação da Microsoft segundo seu cofundador
Autor: Paul Allen
Editora: Elsevier/Campus
 

13. Sonho Grande
 
Os brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial.
 
Nos últimos anos, os empreendedores compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Isso transformou os sócios em personalidades muito admiradas pelos brasileiros – especialmente pelos que empreendem.
 
Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória de Lemann, Sicupira e Telles desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje. Todas as suas transações costumam ocorrer na mais absoluta discrição, com um esforço para ficar longe dos holofotes.
 
Ao mesmo tempo, os três aplicam uma fórmula de gestão que se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos no seu grupo de empresas e investimentos – conhecido como 3G. Para quem se inspira no estilo de gestão do empreendimento, está aí uma boa dica de leitura.
 
Sonho grande
Autora: Cristiane Correa
Editora: Primeira Pessoa
 
 
14. Steve Jobs
 
A biografia de Steve Jobs é uma leitura essencial para quem quer conhecer um dos maiores empreendedores dos últimos tempos – com um estilo de relacionamento com concorrentes e funcionários quase tão destacado quanto suas inovações, como o iPhone e o Macintosh.
 
“Steve Jobs” narra a vida do fundador da Apple, cuja paixão pela perfeição e cuja energia contribuíram para indústrias como a de computação pessoal, a de música e a de telefonia celular.
 
O livro é baseado em mais de quarenta entrevistas com Steve Jobs e com familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes.
 
Steve Jobs
Autor: Walter Issacson
Editora: Companhia das Letras
 
 
15. Vamos Juntos!
 
Renato Saraiva é uma inspiração para quem acha que está muito velho para abrir uma empresa: ele apostou no empreendedorismo aos 40 anos de idade, e em um momento que estava no auge de sua carreira pública: ou seja, tinha estabilidade e um alto salário, mas isso não era o suficiente para ele. Saraiva foi atrás de um sonho e, hoje, fatura R$ 70 milhões e tem três empresas sob seu comando.
 
A mais conhecida delas é o Complexo de Ensino Renato Saraiva, ou CERS. Hoje, o negócio tem mais de 150 mil alunos ativos e mais de 550 mil estudantes já formados em todo o Brasil.
 
Vamos Juntos!
Autor: Ana Laranjeira
Editora: Gente