Concursos e Empregos

Concurso de vídeos dá bolsa de curso de alemão na Alemanha

Selecionados receberão 2.850 euros para arcar com os custos de passagem aérea, alojamento, alimentação e taxas do curso.



Estão abertas as inscrições para o concurso de vídeos Deutschland im Sport – Sport in Deutschland do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), que tem como prêmio bolsas de estudos ao programa Winterkurs. O programa tem de quatro a seis semanas de duração e os estudantes selecionados terão aulas de língua e cultura alemã na Alemanha. O prazo de candidatura termina no dia 20 de junho. Confira o regulamento.

Podem participar brasileiros ou estrangeiros com visto permanente no Brasil que estejam matriculados em uma instituição de nível superior (bacharelado, mestrado ou doutorado) e comprovem conhecimentos de alemão em nível B1 (por meio do teste online OnDaF).

Para concorrer, é necessário enviar um vídeo de até três minutos em alemão ou em português e alemão via YouTube, além de enviar por e-mail documentos que comprovem matrícula e histórico escolar. Os vencedores serão anunciados publicamente durante as Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro, e os vídeos serão divulgados no canal do DAAD Brasil.

As aulas vão do início de janeiro de 2016 até a metade de fevereiro. De manhã, os estudantes têm aulas de alemão e à tarde seminários, palestras e passeios culturais opcionais, como visitas a teatros e museus.

Bolsas de estudo
Os selecionados receberão 2.850 euros para arcar com os custos de passagem aérea, alojamento, alimentação e taxas do curso. Apesar de a bolsa ser suficiente para a maioria das despesas, recomenda-se que o bolsista leve de 500 e 800 euros adicionais para seus gastos pessoais e com passeios.