Concursos e Empregos

Justiça Federal escolhe conciliadores; estudantes podem participar

No processo seletivo do juizado especial serão oferecidas 10 vagas, incluindo cadastro reserva para candidatos que se classificarem até a 30ª posição. Confira o edital.



Estão abertas as inscrições para a seleção de conciliadores da Justiça Federal na Paraíba (JFPB). No processo seletivo, serão oferecidas 10 vagas, com cadastro reserva para candidatos classificados até a 30ª posição. Os selecionados atuarão no Juizado Especial Federal da 12ª Vara, em Guarabira. Confira o edital.

As inscrições podem ser realizadas de 2 a 6 de maio, no horário das 9h às 18h, na sede da Justiça Federal em Guarabira, na Rua Augusto de Almeida, n° 258, Bairro Novo.

Para participar da seleção, o candidato deve ser brasileiro e, preferencialmente, bacharel ou estudante de Direito. O processo seletivo contará com análise curricular e entrevista, e ocorrerá no período provável de 16 a 20 de maio, em horário a ser divulgado.

A carga horária dos conciliadores será de, no mínimo, 4 horas semanais, e o ofício terá duração de até 2 anos. O exercício da função de conciliador é gratuito e, se exercida por período contínuo superior a um ano, poderá constituir título para os concursos públicos promovidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

O conciliador será responsável por examinar as ações, preparar relatório acerca da questão judicial, abrir e conduzir a sessão de conciliação, promover o entendimento entre as partes, certificar os atos ocorridos na audiência e, por fim, lavrar os termos de conciliação e de audiência para serem homologados pelo juiz.