Concursos e Empregos

Funesc abre inscrições para instrutores da área de teatro

Podem se candidatar alunos do curso de teatro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e profissionais que comprovem atividade.



Estão abertas as inscrições para interessados em ministrar aulas no curso de teatro da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Podem se candidatar alunos do Curso de Teatro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e profissionais da área teatral. Estão sendo oferecidas três vagas e os interessados devem procurar a Coordenação de Teatro da Funesc, no Espaço Cultural, em João Pessoa, e apresentar uma proposta de aula dentro dos interesses do curso.

Para os instrutores, a Fundação oferece uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 e uma declaração comprovando a participação como ministrante. Oferecido há mais de 20 anos, o curso de teatro da Funesc tem duração de oito meses e será concluído com uma montagem no Teatro Paulo Pontes, em novembro. As aulas começam no dia 14 de março e acontecerão inicialmente às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h.

Na segunda etapa, haverá aulas também às quintas-feiras, no mesmo horário. O aluno do curso de teatro da UFPB deve ter passado do 4º período e o profissional de teatro deve comprovar formação na área. Serão selecionadas três pessoas entre os inscritos, sendo que cada uma assumirá um mês de curso, totalizando quatro aulas de três horas cada uma. O objetivo dessa dinâmica é diversificar os conhecimentos do curso, bem como contemplar mais estudantes ou profissionais para o projeto.

O curso
De acordo com a Funesc, a partir da edição deste ano, o curso passará por alguns ajustes. As aulas acontecerão dentro de uma das salas do mezanino 2 e nas segundas-feiras acontecerão no Teatro Paulo Pontes, para que desde cedo os alunos tenham contato com o palco onde irão se apresentar ao final da temporada. Outra mudança é que as aulas serão ministradas por Humberto Lopes em parceria com alunos do curso de teatro da UFPB e profissionais da área de teatro.

O curso é dividido em duas partes: na primeira o aluno recebe aulas de expressão corporal, improvisação, interpretação, técnica de circo, técnica vocal, história do teatro, interpretação de texto. Na segunda parte, começa o processo de montagem de espetáculo.