Concursos e Empregos

Especialistas mostram como otimizar estudos para concurso da UFPB

Povas do certame ocorrerão no próximo domingo (13) e 87.260 candidatos estão na disputa por 154 vagas.



Arquivo
Arquivo
Aprimorar o conhecimento focando na resolução de questões é uma das dicas de especialista

A uma semana da realização das provas do concurso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), essa é a hora de focar na resolução de questões e relaxar. As provas do certame ocorrerão no próximo domingo (13) e 87.260 candidatos estão na disputa por 154 vagas distribuídas por 37 cargos de nível fundamental, médio e superior, com remunerações que variam entre R$ 1.739,04 e R$ 3.666,54. Especialistas e professores de concursos alertam para a necessidade de não se desesperar e confiar na preparação feita nos últimos meses.

De acordo com o coach em concursos Rodrigo Andrade, essa última semana deve ser dedicada à realização de uma análise de toda a preparação. Ele alertou que não adianta 'tapar o sol com a peneira' e tentar estudar tudo em uma semana. “O que ele não fez em cinco meses de preparação, é desumano tentar fazer em uma semana. É importante que relembre como foi a preparação. Se foi boa, ele estará ansioso, mas tranquilo, porque fez uma boa preparação”, comentou.

Aprimorar o conhecimento focando na resolução de questões. Esse é, segundo Andrade, o ponto fundamental para que o concurseiro tenha um bom desempenho nos estudos nessa reta final de preparação. “É preciso focar na prática. O tempo de teoria já passou. É preciso verificar os erros a partir da análise das questões e buscar as respostas. Não adianta errar e se dar por vencido. Qual assunto errou? Por que errou? Por que ficou na dúvida? A hora de tirar dúvidas e de errar as questões é agora”, orientou.

“Não tem mistério para ser aprovado”, garantiu Rodrigo Andrade. Segundo ele, quem fez uma preparação precisa apenas cortar as falhas nessa reta final. Já os desesperados e despreparados não têm muito o que fazer senão "ir atrás do prejuízo". A dica é focar em aulões de prática de questões. “Nesses aulões ele poderá buscar estudar os pontos que tem mais dificuldade. Não tem mais tempo para perder. Esse será um concurso que não acontecerá novamente nem tão cedo na Paraíba.

Assuntos específicos
As questões referentes aos assuntos específicos e a conteúdos que possam fazer o diferencial devem ser alvo de mais atenção por parte dos concurseiros na prova da UFPB, segundo o especialista em concursos Rodrigo Andrade. Ele explica que no caso dos cargos de nível superior e médio as questões específicas valem o dobro de pontos e, além do assunto específico de cada cargo, há disciplinas que podem ser decisivas para a aprovação.

A primeira delas é a de raciocínio lógico. “O conteúdo que eles colocam como raciocínio lógico é mais uma matemática básica, como progressão geométrica e aritmética, geometria e análise combinatória. Vejo essa como a matéria que será o diferencial do concurso. Quem tiver conhecimento em matemática básica poderá sair na frente”, assegurou.

Outro conteúdo que pode fazer a diferença, no caso cargos de nível superior e médio, é o de noções de administração. “Para o cargo de assistente de administração são 20 questões específicas sobre administração financeira, de pessoas, de material, essas questões têm um peso diferencial”, pontuou.

Raciocínio Lógico
Geometria, análise combinatória, conjuntos, probabilidade, problemas com equações e progressão aritmética. Quem tiver revisado bem esses assuntos com certeza conseguirá um diferencial na prova da UFPB, de acordo com o professor de Raciocínio Lógico Tichi Mat. “A parte da raciocínio lógico é mais puxada para a matemática. Esses assuntos com certeza constarão em questões da prova”, disse.

“Agora é preciso fazer apenas uma revisão final para, com segurança, fazer uma boa prova. Matemática é geralmente uma das disciplinas em que as pessoas têm muita dificuldade, então quem fizer uma boa prova de raciocínio lógico nesse concurso com certeza já sairá na frente”, comentou.

Noções de administração
Foco nas funções administrativas, na parte de liderança, motivação e comunicação. Esses são alguns dos principais pontos que devem ser revisados pelos alunos nessa última semana de preparação. De acordo com o professor Marcos Igor, ainda deve ser dada atenção à parte de administração financeira, redação oficial e administração de materiais. “Esses são os principais pontos. Se o concurseiro estiver com esse assunto em dia, com certeza ele conseguirá fazer uma boa prova”, afirmou.