Concursos e Empregos

CIEE tem em média 100 oportunidades de estágio por mês na Paraíba

Previsão para este ano é de 100 mil vagas de estágio em todo o Brasil, até o final de março.



A previsão para este ano, segundo o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), é de 100 mil vagas de estágio em todo o Brasil, até o fim de março, para alunos de praticamente todos os tipos de cursos dos ensinos médio, técnico, tecnológico e superior. Na Paraíba, a média é de 100 oportunidades mensais somente pelo CIEE. Esse volume, na verdade, é gerado pelo vencimento de um grande número de contratos de estágio, boa parte por conta da formatura de estudantes que, assim, não podem mais estagiar.

De acordo com o CIEE, das empresas que encaminham estudantes para estágio e aprendizagem, as carreiras que mais oferecem oportunidade de estágio são as seguintes: administração de empresas, pedagogia, direito, ciências contábeis, fisioterapia, comunicação social, educação física, ciência da computação, arquitetura e urbanismo, sistemas de informação, engenharia de produção, engenharia civil, técnico em administração, psicologia e, em último lugar, letras.

"Primeiro, o que é muito importante para o estudante é a questão dele poder ter a experiência prática daquilo que ele está estudando. Depois, quando ele concluir o curso, ele já vai ter um diferencial, que é ter passado por um estágio", comenta a supervisora da unidade de operação da Paraíba do CIEE, Andréa Cruz Fonseca. De acordo com pesquisa realizada pelo órgão, cerca de 69% dos estudantes que estagiam ingressam no mundo do trabalho.

Além do conhecimento específico da área, as empresas costumam procurar pessoas que sejam dinâmicas, proativas e que demonstrem boa vontade em relação ao aprendizado.
Durante o período que está estagiando, o estudante deve aproveitar toda a experiência para poder definir o caminho que será seguido e definir qual a especialidade que deseja trilhar dentro da profissão.

"Caso ele não se sinta satisfeito no estágio, como ele não gera um vínculo empregatício, o estudante pode pedir desligamento a qualquer momento e ir em busca de uma nova oportunidade em outra área, desde que de acordo com o currículo do seu curso", comenta Andréa.

É válido lembrar, ainda, que o estagiário tem direito também a uma remuneração, o que já começa a lhe dar certa independência financeira. Como a lei que rege os estágios é omissa em relação ao valor da remuneração, isso fica a depender de cada empresa.

O auxílio transporte, no entanto, é necessário. E, além disso, o estagiário tem ainda alguns outros direitos: recesso remunerado após um ano de contrato e carga horária de, no máximo, 30 horas por semana. Em caso de estágio obrigatório, a remuneração é facultativa.

Como ter acesso a uma vaga do CIEE

Para ter acesso às vagas do CIEE, os interessados devem acessar o site www.ciee.org.br ou comparecer à unidade mais próxima do CIEE e atualizar seus dados, aumentando as chances de serem convocados para processos seletivos. Estudantes ainda não cadastrados também podem fazê-lo gratuitamente.