Concursos e Empregos

Abertas 8,5 mil vagas para Jovem Aprendiz; PB tem oportunidades

Jovens podem ser contratados como aprendizes por um período máximo de dois anos.



A organização sem fins lucrativos Ensino Social Profissionalizante (Espro), ligada ao Rotary Club, abriu inscrições para mais de 8,5 mil vagas destinadas a jovens entre 15 e 22 anos que desejem participar do Programa Jovem Aprendiz em empresas localizadas em mais de 50 municípios, em 18 estados. A Paraíba está entre os Estados contemplados com vagas.

A entidade trabalha como capacitadora dos jovens, em convênio com grandes empresas de diversos setores, como o bancário e a indústria alimentícia e farmacêutica. De acordo com a legislação brasileira, todas as empresas públicas e privadas de médio a grande porte devem ter de 5% a 15% de aprendizes nas funções que demandem capacitação profissional em seu quadro de funcionários.

Os jovens podem ser contratados como aprendizes por um período máximo de dois anos. O contrato é registrado na carteira profissional e garante pagamento de salário-mínimo/hora, formação técnico-profissional e outros direitos trabalhistas e previdenciários, como 13º salário, recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), vale-transporte e férias.

A carga horária do jovem aprendiz deve ser de, no máximo, 6 horas, e os aprendizes que não tiverem concluído o ensino médio devem ter uma rotina que não interfira na frequência escolar. Em geral, é dada preferência a jovens em situação de vulnerabilidade social.

A meta do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é atingir a marca de 1,7 milhão de jovens aprendizes contratados entre 2016 e 2019. Os interessados nas vagas da Espro devem cadastrar o currículo no site da organização