Concursos e Empregos

Ministério da Saúde vai contratar mais de 2 mil profissionais

Prazo de validade dos contratos será de 6 meses, com possibilidade de prorrogação de até 2 anos.



O ministro do Planejamento, Valdir Moysés Simão, autorizou, na última quarta-feira (6), ao Ministério da Saúde (MS) contratar 2.493 profissionais temporários.

Na portaria, publicada no Diário Oficial da União da semana passada, consta que, do total de vagas, 693 são para o cargo de médico especializado; 605 para enfermeiro; 580 para técnico em enfermagem; 341 para atividades de gestão e manutenção hospitalar, apoio técnico e diagnóstico; e 274 para atividades de suporte em gestão e manutenção hospitalar, apoio técnico e diagnóstico

As funções de médico, enfermeiro e atividades de gestão destinam-se aos candidatos com formação superior completa. Já os postos de técnico em enfermagem e atividades de superior necessitam de níveis médio e/ou técnico.

O prazo de validade dos contratos será de seis meses, com a possibilidade de prorrogação de até dois anos. Com relação aos salários, estes serão definidos posteriormente pelo Ministério da Saúde.

Com a autorização, o Ministério da Saúde deve delimitar a distribuição das vagas – que pode ser lotada em todo o país – e começar os trâmites para a contratação da empresa organizadora.
Somente após a escolha da banca é que poderá ser feito o cronograma com detalhes como as datas de lançamento do edital, do período de inscrições e da aplicação das provas.

Última seleção do Ministério da Saúde
Em 2008, o MS realizou processo seletivo simplificado com o intuito de preencher 105 vagas temporárias. Sob a organização do Cespe/UnB, o certame apresentou chances de nível superior que foram lotadas no Rio de Janeiro.

As oportunidades foram para as seguintes áreas: logística e gestão de materiais (18), planejamento em saúde ou na área de assistência hospitalar (9), gestão hospitalar ou de serviços de saúde (33), gestão do trabalho (18), gestão econômico-financeira e custos (18) e tecnologia da informação - voltada para a gestão (9).