Concursos e Empregos

Aplicativos ajudam concurseiros a intensificar estudos

Programas oferecem gratuitamente desde questões para avaliar conhecimentos a dicas de professores, além de plano de estudo.



Uma boa alternativa para quem perde muito tempo no trânsito ou em filas de banco e deseja transformar esses preciosos minutos em uma forma de intensificar os estudos são os aplicativos para tablets e celulares. Hoje, já são inúmeros aplicativos que auxiliam os concurseiros a aumentar sua produtividade. Alguns deles, com questões para testar os conhecimentos de quem em breve irá se submeter a uma prova; outros, com dicas dos próprios professores sobre os conteúdos mais "cabeludos".

De acordo com o especialista em concursos Rodrigo Andrade, os aplicativos mais indicados são os que trazem filtros de questões, como, por exemplo, o Q Concurso. "O que interessa para o candidato não é simplesmente pegar um monte de questões e fazê-las, do nada. Não adianta, por exemplo, ele se preparar para um concurso da UFPB, fazendo questões de um concurso para o cargo de analista. Esses aplicativos que trazem esses filtros facilitam e muito a vida do concurseiro", comenta.

A concurseira Ana Flávia Gondim utiliza o aplicativo Periscope - com o aplicativo, é possível fazer transmissões de vídeo ao vivo via Wi-Fi e 3G para compartilhar o que você está fazendo com os seus seguidores. No caso dos concurseiros, o Periscope é utilizado pelos professores que dão pequenas dicas e tiram dúvidas dos candidatos utilizando o aplicativo. O vídeo fica disponível tanto de forma "ao vivo", como, também, para que o telespectador possa assisti-lo depois. No caso do "ao vivo", no entanto, o candidato pode interagir com o professor no mesmo momento, por meio de um chat.

Ana Flávia, que descobriu o aplicativo por meio de uma professora de informática que dava aula em um cursinho que frequentava, hoje segue inúmeros outros professores.  "Aos poucos, fui descobrindo alguns professores que dão dicas ótimas, principalmente nos conteúdos de Direito Administrativo e Direito Constitucional. E o melhor de tudo é que é sem custo nenhum. É só baixar o aplicativo e pronto, está lá", afirma.
"Às vezes você tá fazendo algum serviço em casa, por exemplo, e em vez de assistir alguma besteira na televisão, você assiste àquela videoaula", comenta Ana Flávia. Formada em Arquitetura, ela hoje se candidata aos cargos de técnico e analista de diversos tribunais. O último concurso que fez, por exemplo, foi do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), cujas provas foram aplicadas em 29 de novembro.
Já a concurseira Mayara Amaral está se preparando para o concurso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cujas provas serão aplicadas em março de 2016. Ela faz uso de aplicativos como o Aprova Questões e o Gabaritar. Ambos oferecem questões filtradas de acordo com a banca organizadora do concurso que vai participar. "E além de tudo eles oferecem rankings diários e semanais, que ajudam a pessoa a ver como está evoluindo o seu desempenho", comenta.

"É um aplicativo ótimo porque eu posso utilizá-lo em qualquer canto. Às vezes eu tô numa fila no banco, por exemplo, esperando ser atendida, e enquanto não chega a minha vez, vou lá e faço uma questão. Ou, também,  no trânsito, quando não sou eu que estou dirigindo, é um ótimo momento para utilizá-lo", explica.
Mayara, que é formada em Administração, fará o concurso da UFPB para nível superior e, também, para o cargo de assistente administrativo, de nível médio. Hoje, ela divide seus estudos entre o cursinho e os estudos em casa. "Pela manhã, faço o cursinho. À tarde, quando dá umas 2h, 3h, começo a estudar, em casa, e vou até as 8h, mais ou menos", relata. Segundo ela, em casa, ela utiliza materiais como videoaulas além do material do próprio cursinho.