Concursos e Empregos

Concurso da UFPB: divulgação de edital gera expectativa entre concurseiros

Poucos editais de concurso público são tão esperados como está sendo o da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Último concurso foi realizado no ano de 2012



Poucos editais de concurso público são tão esperados como está sendo o da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tendo seu último concurso sido realizado no ano de 2012, a expectativa é de que o certame, este ano, ofereça 150 vagas. Embora o edital ainda não tenha sido lançado, o contrato entre a universidade e a banca organizadora foi assinado no último mês de julho: será o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural Assistencial (Idecan) quem irá organizar o concurso. Mas que banca é essa, afinal?

O Idecan trata-se de uma banca com sede em Brasília. Ela, no entanto, é mais acostumada a trabalhar com concursos pequenos, como os de prefeituras municipais. Em relação a concursos maiores, a nível estadual e nacional, a banca organizou recentemente os concursos do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco e o do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Embora se trate de uma banca que geralmente se adequa às particularidades do órgão que lhe contrata, de acordo com o especialista em concursos Rodrigo Andrade, a banca tem como característica trazer provas que não se aprofundam muito nos assuntos, com questões cujos enunciados são 'curtos e diretos'. "É preciso ter cuidado, no entanto, porque ela também gosta de colocar algumas cascas de banana nos enunciados. O candidato tem que ter muito cuidado na leitura da prova", afirma o especialista.

Em relação ao concurso do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, foi um concurso que exigiu bastante conteúdo - daí ser dito que é uma banca que se adequa às particularidades do órgão. Mesmo assim, porém, o conteúdo não chega a ser cobrado de forma tão aprofundada.


"Um outro ponto importante que merece ser ressaltado em relação ao Idecan é que foi essa banca quem realizou o concurso interno de formação de sargento Polícia Militar da Paraíba este ano e teve muito problema. Principalmente na parte de correção das provas. Muitas questões foram anuladas e teve muitos recursos. Mas se formos ver, de uma maneira geral, nem mesmo as bancas grandes, como FCC e Cespe, estão livre de problemas. Então não dá para julgá-la por conta disso", explica.
Para o concurso da Universidade Federal da Paraíba, é esperado que se cobrem conteúdos já cobrados em concursos anteriores, como Português, Raciocínio Lógico, Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Conhecimentos Específicos. Além desses, no entanto, é possível que sejam cobrados conteúdos de Atualidades.