Concursos e Empregos

Quase 28% dos inscritos não comparecem ao concurso do Ministério Público

As provas foram aplicadas no domingo (19). No total, 49.361 pessoas se inscreveram para concorrer às 105 vagas disponíveis.



O concurso público para servidor do Ministério Público da Paraíba (MPPB) teve uma abstenção de 27,94% dos candidatos, segundo dados da Fundação Carlos Chagas (FCC). As provas foram aplicadas no domingo (19). No total, 49.361 pessoas se inscreveram para concorrer às 105 vagas disponíveis.

Na tarde de domingo, fizeram as provas os candidatos aos cargos de nível superior fizeram as provas. De acordo com a organização, a abstenção foi de 28,74%. Pela manhã, foram aplicadas as provas dos candidatos aos cargos de nível médio, que tiveram um índice de abstenção de de 26,95%.

Segundo o presidente da Comissão Organizadora, o promotor João Arlindo Corrêa Neto, a abstenção de 27,94% é natural em um concurso como esse. Na visão dele, o balanço do dia de provas foi positivo, pois não houve registro de nenhum incidente, nem problemas com os candidatos.

O presidente da comissão informou que, a partir de agora, serão observados os prazos definidos no edital. O gabarito preliminar será divulgado nesta terça-feira (21). “Queremos entregar o concurso totalmente pronto até o dia 28 de agosto”, acrescentou.

Concurso

Cento e cinco vagas estão sendo oferecidas para cargos de técnico ministerial (que exigem nível médio completo) e analista ministerial (nível superior), além de cadastro reserva. As remunerações variam de R$ 3,3 mil a R$ 4,9 mil.

O cargo com maior concorrência é o de analista ministerial – odontologia, com 633 candidatos por vaga. Em seguida vem o cargo de técnico ministerial – sem especialidade, com 500 candidatos por vaga. Em terceiro, o de analista ministerial – auditor de contas públicas, com 475 candidatos por vaga. Tanto a Comissão do Concurso quanto a FCC avaliam que o concurso deste domingo é o mais concorrido entre os Ministérios Públicos no Nordeste desde 2010.