Concursos e Empregos

TJ realiza audiência pública para identificar provas de concurso

Evento acontecerá na presença dos membros da comissão responsável pelo concurso e de um representante do Ieses.



O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) vai realizar uma Audiência Pública, às 16h desta quinta-feira (21), para identificar as 1.519 provas da segunda etapa do I Concurso para os Cartórios Extrajudiciais do Estado. Os interessados em participar da solenidade devem comparecer ao Auditório Alcides Carneiro, no TJPB.

O evento acontecerá na presença dos membros da comissão responsável pelo concurso e de um representante do Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (Ieses), entidade responsável pelo certame.

Segundo o coordenador do Ieses, professor Paulo Meireles, a identificação das provas escritas e práticas ocorre com a avaliação já feita. “Nessa oportunidade, antes da sessão, as avaliações, sem a respectiva identificação, serão disponibilizadas para ciência de todos”, afirmou.
A realização da Audiência Pública busca garantir a transparência dessa etapa, na qual todas as provas serão identificadas durante o evento. Suely Lemos, secretária da comissão do concurso, explicou que isso ocorre porque todas as provas são corrigidas sem a identificação da pessoa física.
“Cada prova contém um canhoto destacável, com o nome da pessoa e um código de barras, que fica em um cofre do TJ. Quanto às provas, elas seguem para correção apenas com o código. Com isso, as avaliações são feitas de forma isenta”, afirmou.

A 2ª etapa tem caráter eliminatório. A próxima fase consiste na realização de prova oral e prova de títulos. O concurso prevê o preenchimento de 278 vagas em todo o Estado.

PRÓXIMAS ETAPAS

Os interessados deverão acessar a avaliação da prova escrita e prática até as 9h do dia 28 de agosto de 2014, através dos sites www.cartorio.tjpb.ieses.org ou www.tjpb.jus.br. Serão disponibilizados, no respectivo Boletim Individual de Desempenho dos candidatos, as provas, os critérios de avaliação das questões e as respectivas folhas de resposta.

Ainda segundo Paulo Meireles, “existem etapas do concurso previstas para ocorrer até fevereiro de 2015, o que indica que, provavelmente em março, as vagas estarão preenchidas”.
Os candidatos aprovados na prova escrita e prática serão convocados através da internet, nos endereços eletrônicos acima descritos até 23 de setembro de 2014. Ainda haverá prova oral em novembro deste ano.