Concursos e Empregos


Cursos de MBA ajudam a reciclar profissionais

Na Paraíba, o leque de opções está cada vez maior, indo dos cursos presenciais aos à distância.




Kleide Teixeira
Kleide Teixeira

Para se preparar para um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, profissionais de todas as áreas investem em cursos de formação que vão além da graduação. Esse é o caso, por exemplo, dos profissionais que procuram os MBAs, cursos que estão cada vez mais em alta. Na Paraíba, o leque de opções está cada vez maior, indo dos cursos presenciais aos a distância, e, também, dos cursos na área de marketing aos cursos na área de saúde.

Em livre tradução, MBA significa Mestre em Administração de Negócios. Os cursos deste perfil, portanto, permitem que o profissional seja capaz de se reciclar, mantendo-se bem informado sobre as novidades do mundo corporativo. Eles promovem habilidades como agilidade nas decisões, flexibilidade para enfrentar as incertezas, criatividade, capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal.

"Ao avaliar um currículo onde conste um curso de MBA o empregador saberá que o profissional a ser contratado estará qualificado, seguro e será capaz de desenvolver suas atividades na empresa com satisfação", opina a coordenadora da Unepi, uma das instituições na Paraíba que oferecem os cursos, Katiane Martins. Segundo ela, o curso de MBA fornece instrumentos para entendimento de fenômenos organizacionais quanto aos seus aspectos, além de promover o desenvolvimento integrado das competências, habilidades, capacidades e atitudes necessárias aos profissionais que desejam atuar nos contextos de administração de um modo geral.

De acordo com ela, os cursos são indicados para profissionais graduados que tenham interesse em se especializar. É necessário que os estudantes sejam portadores de diplomas reconhecidos pelo MEC. Na instituição, onde são oferecidos 17 cursos de MBA, a faixa etária mais presente nos cursos é de alunos com idade entre 35 e 50 anos, ou seja, pessoas que já estão formadas e com alguma experiência no mercado de trabalho.

Já de acordo com a consultora de negócios da FGV, outra instituição que atua no ramo na Paraíba, entre outras vantagens, o MBA prepara o profissional para o mercado de trabalho, através de uma metodologia que une a teoria à prática e, além disso, também fornece ao profissional um networking mais amplo através da troca de experiências em sala de aula.

"Tendo um MBA em seu currículo, o profissional é mais facilmente requerido para cargos de gestão, que alinham o conhecimento técnico ao gerencial", afirma. "Por se tratar de um curso que oferece um conhecimento muito abrangente de determinada área, ele leva as empresas a normalmente valorizar o profissional com este tipo de conhecimento", complementa.

Para o designer gráfico Gutierre Sousa, que faz o MBA em Comunicação em Marketing e Mídias Digitais, a principal contribuição do curso é o fato de poder ter acesso a informações "quentes, saindo do forno". Ele sempre traz muita novidade e isso é o melhor pra mim. Com isso, eu sempre posso mudar a minha forma de trabalhar para melhor", afirma.

Gutierre, que hoje atua como diretor de arte, procurou o MBA como uma forma de poder expandir seus horizontes. "Eu sentia que o mercado de trabalho estava muito limitado. Embora eu tivesse acabado de sair da graduação e já estivesse trabalhando, eu senti essa necessidade de uma formação a mais. Pra mim, o MBA serviu para abrir meu leque. Hoje em dia eu tenho um conhecimento bem mais amplo", opina.