Concursos e Empregos

É possível prestar concurso para nível superior estando na faculdade?

Especialista Lia Salgado tira dúvidas de internautas.



Reprodução/G1
Reprodução/G1
Consultora Lia Salgado tira dúvidas de internautas

Do G1

Diversos internautas escreveram ao G1 perguntando se é possível prestar concurso para cargo de nível superior mesmo ainda não tendo terminado a faculdade. Eles consideram que, até a nomeação, já terão concluído os estudos. "Nesse caso, pode", diz a colunista Lia Salgado, especialista em concursos. "Só vai ter que comprovar a escolaridade no momento da posse."

Lia avalia ainda o que vale mais a pena: mirar um cargo superior ou prestar concurso para cargo de nível médio. "Depende muito da situação. Se é alguém que está com alguma dificuldade financeira e precisa de aprovação mais rápida, é melhor fazer para nível médio, porque existem mais oportunidades, com mais vagas. Apesar de que, em concursos, quando falamos de aprovação rápida, seriam seis meses ou até um ano", explica a colunista. "Depois de aprovado, o candidato pode continuar estudando e tentar um concurso de nível superior."

A preparação para um concurso superior, diz Lia, exige cerca dois anos de preparação. "Os salários são maiores e a exigência também é maior", afirma. "É interessante começar essa preparação ainda na faculdade para, quando estiver se formando e de posse do diploma, ter um nível de conhecimento bastante profundo, que permita a aprovação nesse concurso."

Leia a reportagem completa do G1


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.