Ciência e Tecnologia

Eduardo Carlos convida ministro para inauguração da TV Digital

Empresário anunciou que Rede Paraíba de Comunicação está a um passo de lançar a TV digital. Emissora está adiantada com relação ao prazo de implantação do sinal.



Ministério das Comunicações
Ministério das Comunicações
Empresário explicou ao ministro que implantação do sinal digital está adiantada na Paraíba

Carol Marques

O diretor-presidente da Rede Paraíba de Comunicação, Eduardo Carlos, se reuniu na manhã da quinta-feira (5) com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, em Brasília, para formalizar o convite para a cerimônia de inauguração da TV Digital em João Pessoa, que dependerá agora da agenda do ministro.

Quem também esteve presente ao encontro foi o deputado federal Wilson Santiago (PMDB). Só depois que Hélio Costa assinar o termo de consignação do sinal é que a TV pode transmitir oficialmente sua programação com qualidade digital.

“Estamos a um passo do lançamento e já percebemos o impacto que a nova tecnologia vai ter na TV paraibana. A implantação da TV digital é um acontecimento de grande relevância onde quer que seja e é um orgulho para nós sermos os responsáveis por esse marco aqui no Estado”, declarou Eduardo Carlos.

Desde o dia 21 de fevereiro, a TV Cabo Branco vem realizando testes do sinal digital diariamente, das 19h às 7h, pelo canal 19 UHF e quem dispõe do equipamento necessário (antena UHF e, em alguns casos, conversor) pode conferir, entre outras atrações, a novela Caminho das Índias, que é um dos programas transmitidos em alta definição.

A TV Cabo Branco tem se dedicado para trazer a João Pessoa toda a tecnologia necessária para a transmissão digital desde junho do ano passado. Várias etapas foram cumpridas e estima-se que a emissora já tenha gasto R$ 5 milhões com ações e equipamentos.

O processo de pré-implantação incluiu a aquisição da antena na Alemanha, do transmissor no Japão e do sistema operacional nos Estados Unidos. Cada compra exigiu a presença de técnicos e engenheiros da emissora no país de origem do equipamento para testes e aprovação.

Além disso, em janeiro e fevereiro deste ano foram realizadas palestras para gerentes e vendedores de lojas de eletrônicos, assim como para antenistas, visando deixar o mercado informado quanto às mudanças que surgem com a nova tecnologia.

Adiantada em relação ao prazo estabelecido pelo Ministério das Comunicações para implantação do sinal digital – prevista para o segundo semestre de 2010 -, a emissora será pioneira na Paraíba e, ao que tudo indica, a terceira do Nordeste a possuir sinal de HDTV (High Definition Television – televisão em alta definição, em português).

“Todos nós estamos trabalhando intensamente para cumprir nossas metas e garantir um sinal de qualidade em toda a região metropolitana de João Pessoa. A fase experimental tem mostrado os frutos do nosso esforço e dedicação. Temos recebido elogios diariamente e tenho certeza que logo, logo teremos uma inauguração de sucesso”, afirmou Edinaldo Barbosa, gerente de Engenharia da TV Cabo Branco.

Entre as vantagens da TV digital, destacam-se a alta definição de imagem (seis vezes melhor do que a atual) e som (compatível com o de aparelhos home theaters), que vai oferecer uma resolução de cinema em casa, sem ruídos nem interferências; a portabilidade, que permitirá a recepção do sinal em aparelhos portáteis, como  telefones celulares, notebooks e televisores de mão – desde que estes sejam equipados com receptor de TV.

Além disso, tem ainda a mobilidade, que tornará possível assistir à programação com alta qualidade através de equipamentos em movimento, seja no carro, no ônibus, no trem ou no metrô; e a interatividade, que possibilitará ao telespectador acesso a informações diversas sobre o programa exibido, jogos, enquetes e, em breve, comércio através do controle remoto. Algo como televisão com recursos de internet.

Para obter mais informações sobre o novo sistema, acesse o site www.cabobranco.tv.br/digital


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.