Ciência e Tecnologia

Conselho da Volkswagen aprova acordo de fusão com a Porsche

Fusão das montadoras seria gradual a partir de 2011. Novo consórcio poderá se chamar Auto Union.




Do G1

O conselho de administração da montadora automobilística alemã Volkswagen (VW) aprovou hoje um acordo-base para criar um consórcio integrado com a fabricante de veículos esportivos Porsche. Fontes do conselho da VW disseram à agência alemã "Dpa" que a Volkswagen e a Porsche farão uma fusão ao longo de 2011 de forma gradual.

A Porsche AG será vendida à VW e se transformará na décima marca da principal montadora automobilística da Europa. O atual executivo-chefe da Volkswagen, Martin Winterkorn, será o presidente da nova empresa integrada e o da Porsche Automobil Holding SE. Winterkorn disse há alguns dias que o novo consórcio poderia se chamar Auto Union.

Com a criação de um consórcio automobilístico integrado, que produza veículos pequenos, de alto luxo, esportivos e caminhões, se cumpre o sonho do presidente do conselho de administração da VW, Ferdinand Piëch, também proprietário da Porsche. 

A Volkswagen é a maior fabricante automobilística da Europa com nove marcas, entre elas Audi, Skoda e Seat, 370 mil funcionários. A Porsche só tem uma marca e 12.202 funcionários.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.