Brasil

Número de mortos no país por causa da nova gripe chega a 192, diz Temporão

Ministro participa de audiência na Câmara sobre a doença. Segundo ele, 77% dos casos graves de gripe são do vírus A (H1N1).




Do G1

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse nesta terça-feira (11), durante audiência na Câmara, que o número de mortos por causa da nova gripe no Brasil chega a 192. O número, segundo o ministro, é do dia 9 de agosto. No boletim divulgado na semana passada, o total era de 96.

De acordo com o ministro, 43% dos mortos tinham, pelo menos, um fator de risco.

A maioria das mortes aconteceu em São Paulo (40%), seguida por Rio Grande do Sul (23%) e Paraná (22%).

Do total de mortos no país, 28 eram gestantes – o que representa 14,5% dos que morreram. Segundo o ministro, 30% delas tinham pelo menos um fator de risco adicional.

Temporão também disse que 77% dos casos graves de gripe no Brasil são do vírus A (H1N1).

Remédios

O ministro voltou a defender a distribuição controlada do Tamiflu, remédio utilizado no combate à doença. “Não há proibição formal [de venda em farmácias], mas o laboratório esta entregando toda sua produção ao Ministério da Saúde”, disse. Segundo ele, 620 mil tratamentos já foram entregues aos estados.

O ministro detalhou o número de postos de distribuição nos estados. O Rio Grande do Sul é o estado com maior quantidade de postos (978), seguido por São Paulo (224) e Rio de Janeiro (57).


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.